Coluna do Fiori

FUTEBOL: POLÍTICA, ARBITRAGEM E VERDADE
Fiori é ex-árbitro da Federação Paulista de Futebol, investigador de Polícia e autor do Livro “A República do Apito” onde relata a verdade sobre os bastidores do futebol paulista e nacional.
http://www.navegareditora.com.brEmail:caminhodasideias@superig.com.br

“Sociedade hipócrita, pessoas fúteis, egoístas e interesseiras”
Khan Alniz: foi o quinto grão-cã do Império Mongol, de 1260 a 1294
———————————
Intere$$es acomodam conversação Renato Canadinho até então ferrenho antagonista de José de Assis Aragão presidente do SAFESP

Rememoro
Renato Canadinho foi líder da chapa Nossa Força, Nossa Voz! Por um SAFESP Atuante, José de Assis Aragão liderou a chapa Aliança para recuperar, na eleição do dia 18/12/2019, vencia pela chapa liderada por Aurélio Santana Martins, a quem apelidei “juri171consulto” por nada ter feito aos componentes da categoria.
Durante anos
Renato Canadinho liderando a AAPR convocou árbitros para exercer a atividade nos campos piracicabanos e região.
Recentemente
Obtive a informação que Canadinho não podendo ser reeleito presidente da AAPR, fator que poderá pesar no seu bolso, constituiu a empresa de arbitragem RC Assessoria e Eventos, utilizando-a para cursos de árbitros, assistentes e mesários objetivando que se dediquem a empresa
Findo
O aproximar de Renato Canadinho com Aragão resultou no transpasse das escalas do torneio da OAB, administrada há anos pelo SAFESP, referente à região de Piracicaba, para a RC Assessoria e Eventos.
Espaço aberto
O espaço está aberto às manifestações de Canadinho, que podem ser enviadas para o whatsapp do Blog do Paulinho (11) 98402-3121 ou para o meu telefone pessoal; há 20 dias tento contato com ele, sem sucesso.
/// /// /// /// /// /// /// ///
23ª Rodada da Série A do Brasileirão 2024 – Sábado 17/08
Atlético-MG 1 x 1 Cuiabá
Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES)
VAR
Diego Pombo Lopez (FIFA-BA)
Item Técnico
1º – O gol de abertura do placar consignando no 5º minuto da etapa inicial, ocorreu depois de o VAR ter dito ao árbitro para rever o lance penal disputado entre: Juan Tavares defensor cuiabano com Palácio atacante mineiro, no interior da área grande da lateral fiscalizada pelo assistente 02: Douglas Pagung (ES)
Penalidade
Batida por Igor Gomes findada no fundo da rede.
2º – Por volta do 39º minuto da primeira etapa pós batida de falta favorável aos cuiabanos, dentro de sua área, Mariano defensor atleticano, fora da disputa pela bola, praticou falta penal no oponente Marlon, próximo do fato árbitro nada marcou;
Alertado pelo VAR
Esteve na frente do monitor por alguns minutos, voltou apontado corretamente a marca da cal. Pênalti: Batido por Pitta empatando 1 x 1
Por volta
Do 39º minuto da etapa final, árbitro corroborou com assistente 01: Bruno Raphael Pires (GO) que sinalizou posição de impedimento do atleticano Deyverson no instante que mandou a bola pro fundo da rede.
Item Disciplinar
Cartão Amarelo: 03 para atleticanos e 06 a cuiabanos
Fluminense 0 x 0 Corinthians
Árbitro: Braulio da Silva Machado (FIFA-SC)
VAR
Igor Junio Benevenuto de Oliveira (FIFA-MG)
Item Técnico
1º – No terceiro minuto da etapa inicial Braulio da Silva Machado acertou, não ouvindo o corintiano Pedro Raul que abdicando da bola, reclamou ter tido o braço puxado por um dos oponentes.
2º – Pós conclusão do lance com a redonda no fundo da rede da equipe tricolor,
VAR
Solicitou ao árbitro rever a falta praticada pelo corintiano Ryan, foi viu, voltou, corroborando que ocorreu a falta.
Item Disciplinar
Cartão Amarelo: 02 para Tricolores das Laranjeiras e 03 para Alvinegros, entre estes o técnico Ramón Diaz
Concluo
Salvo as defesas do goleiro corintiano Hugo, joguinho pra lá de ruim
Domingo 18/08 – Palmeiras 2 x 1 São Paulo
Árbitro: Raphael Claus (FIFA-SP)
VAR
Rodolpho Toski Marques (FIFA-PR)
Item Técnico
1º – No 6º minuto segunda da etapa, o atacante alviverde Zé Raphael prostado dentro da área tricolor, chutou a redonda para meta tricolor, sobrando Estevam mandar pro fundo da rede; rapidamente, Daniel Paulo Ziolli (SP) assistente 02 sinalizou posição de impedimento, posteriormente VAR disse gol legal, confirmado sensatamente por Raphael Claus.
Reporto
Através imagem da TV, no ato, fiquei na dúvida, vendo os momentos, entendi e entendo gol legal, vez que havia um oponente lhe dando condições de jogo.
2º – Por volta do 30º minuto placar aponta 1 x 1, bola sobrou e palmeirense Lazaro mandou pro fundo da rede, Via TV observei que, pouco a frente, seu consorte Flaco López efetuou movimento corporal para tirar a atenção do goleiro alviverde
VAR
Pediu que Claus revesse fosse até o monitor, depois de ver e rever, voltando ao campo determinou a irregularidade do Flaco López.
Item Disciplinar
Cartão Amarelo: 04 para alviverdes e 02 para tricolores, um deles, direcionado para Luciano logo após ter marcado o gol correu em direção ao mastro com a bandeira alviverde, proporcionando ultrajante e ofensivo chute.
Vermelho: Depois do segundo amarelo para Luciano defensor são-paulino; e direto para João Martins auxiliar técnico palmeirense, contumaz ameaçador das equipes de arbitragem, nas contendas dentro e fora do Allianz Parque.,
Desta feita
Não satisfeito com falta sinalizada contra sua equipe, acontecida na primária fase; João Martins foi com tudo pra cima do Raphael Claus apontando-lhe o dedo, sendo contido por integrantes do banco de reservas para não concluir imaginável agressão física.
Observação
Segundo relatado por Raphael Claus, depois de encerramento, alguns atletas transformaram o gramado em rigue de boxeadores causado por dois gandulas ao comemorar a vitória alviverde na área técnica do tricolor.
Salientando
Que por meio do VAR, revisou o momento da troca de sopapos de Zé Rafael defensor palmeirense com oponente Nestor, acontecido no túnel que antecede os vestiários, expulsando-os sem lhes apresentar o cartão vermelho por terem entrado nos vestiários.
Acrescento
Raphael Claus assegurou que sofreu ameaças do diretor de futebol do Palmeiras Anderson Barros por no seu relato.
Finalizo
A ameaça do diretor elucida o porquê da não punição aos membros da descomedidas ameaças provindas dos componentes da comissão técnica liderada por Abel Ferreira
Copa Sul Americana 2024 – Terça Feira 20/08
Corinthians 1 x 2 Red Bull Bragantino – resultado dos noventa minuto – decisão por penalidade máxima: Corinthians 5 x 4 Red Bull Bragantino
Árbitro: Andres Rojas (FIFA-COL)
VAR
Mauricio Perez (FIFA-COL)
Item Técnico
Árbitro demonstrou muita personalidade, aplicando corretamente as leis do jogo, idem seus assistentes.
Item Disciplinar
Cartão Amarelo: Para Giovane defensor corintiano e Jadson, Mosquera e Lucas Evangelista, defensores bragantinos.
Copa Libertadores da América 2024 – Quarta Feira 21/08
Palmeiras 2 x 2 Botafogo-RJ
Árbitro: Facundo Raúl Tello Figueroa (FIFA-ARG)
VAR
Silvio Aníbal Trucco (FIFA-ARG)
Item Técnico
Adequada intervenção do VAR no momento que apontou a bola na mão esquerda do palmeirense Gustavo Gomes antes dele a chutar pro fundo da rede; infração corroborada pelo árbitro depois de rever no monitor.
Item Disciplinar
Cartão Amarelo: 01 para palmeirense e 04 para botafoguenses
/// /// /// /// /// /// /// ///
Coluna em Vídeo
Nele, o ex-árbitro comenta assuntos, por vezes, distintos do que são colocados nesta versão escrita
*Não serão liberados comentários na Coluna do Fiori devido a ataques gratuitos e pessoais de gente que se sente incomodada com as verdades colocadas pelo colunista, e sequer possuem coragem de se identificar, embora saibamos bem a quais grupos
—————————————-
Politica
Aliança Nunes-Bolsonaro é do tipo em que a união faz a farsa

Já se sabia que a união de Ricardo Nunes com Bolsonaro resultaria num convívio difícil. O que ninguém imaginava é que, nesse casamento, a felicidade conjugal só seria possível a três. O prefeito mal esconde sua vergonha. O Capitão pisca para o lado direito. No escurinho, lideranças bolsonaristas roçam sua ideologia no histrionismo de Pablo Marçal.
O assanhamento do bolsonarismo é tanto que os traidores de Ricardo Nunes esquecem até de lembrar —ou lembram de esquecer— que Marçal dedicou-se a espinafrar o “mito” nos poucos meses em que ensaiou uma candidatura presidencial em 2022.
Antes que o Pros, seu partido na época, lhe puxasse o tapete para aderir a Lula, Marçal postou que “Bolsonaro é fruto de um ato sexual de Aécio Neves e Dilma Rousseff.” Disse que o ‘L’ e a arminha “são o mesmo sinal”. Afirmou que Lula e Bolsonaro “são farinha do mesmo saco”. A diferença é que um admira Fidel Castro e outro cultua Brilhante Ustra. De resto, “falta um dedo em um deles”.
Dias atrás, Bolsonaro traiu Nunes com uma declaração. Disse que o prefeito não era seu “candidato dos sonhos”. Flertou com Marçal, a quem definiu como “uma pessoa inteligente”, que “tem suas virtudes”.
Alertado por membros do alto-comando bolsonarista sobre as críticas que Marçal lhe fez no verão passado, Bolsonaro compartilhou num grupo de WhatsApp vídeo que traz a expressão “M de mentiroso”. Na peça, Marçal diz que não buscou o apoio de Bolsonaro.
Os seres humanos, como se sabe, não são iguais. A igualdade absoluta é uma impossibilidade genética. Mas não se deve discutir com Marçal e Bolsonaro quando um chama o outro de farsante e mentiroso. Convém não discutir com especialistas. No fundo, Nunes talvez tenha uma ponta de arrependimento. Costurou com Bolsonaro uma aliança do tipo em que a união faz a farsa.
Josias de Souza: Colunista do UOL publicado dia 21/08/2024 as 09h57
————————————
Chega da desavergonhada corrupção praticada por presidentes, governadores, prefeitos, senadores, deputados federais, estaduais, vereadores, membros do judiciário, ministério público; idem: funcionários públicos de todas as escalas, incluso militares, idem nos bastidores do futebol brasileiro.
/// /// /// /// /// /// /// ///
Finalizando
“A política é uma grande farsa onde demagogos manipulam as massas”
Anônimo Despertado
————————————–
Se liga São Paulo
Acorda Brasil
SP-24/08/2024
