“Não sou Petralha, nem um Tucanalha”, diz Juca Kfouri em esclarecedora entrevista
“Eu não sou petralha ! Nem um tucano, nem um tucanalha! E não entro nesse clima de Fla-Flu.”
“(…) tenho plena convicção de que com ódio a gente não faz política, nem de um lado, nem do outro. E que as manifestações são todas legítimas.”
O jornalista Juca Kfouri, desde a publicação de um texto, em seu blog, criticando as motivações que levaram ao episódio do “panelaço” contra a presidente Dilma Rousseff (PT), vem sendo atacado por extremistas políticos (quase sempre despolitizados), inimigos oportunistas e alguns analfabetos funcionais.
Há quem o esteja tratando, sob o manto do covarde anonimato, até como “petralha”.
Nada disso, porém, afetou sua credibilidade, principalmente entre os que acompanham sua carreira há algumas décadas.
Respeitar as divergências é essencial para a democracia.
A história de vida e lutas de um jornalista como Kfouri, também.
No intuito de salvar alguns leitores (deste espaço) da ignorância, selecionamos um trecho de nove minutos (referente ao tema) duma entrevista, absolutamente esclarecedora, concedida por Juca Kfouri ao “Programa Diferente”, apresentado pelo jornalista Maurício Huertas.
Vale a pena conferir, vídeo e transcrição:
MAURÍCIO HUERTAS
Recebendo hoje Juca Kfouri, no 10º “Programa Diferente”.
JUCA KFOURI
Vamos deixar muito claro, o seguinte, acho que até ela mesma (Dilma) há de concordar: o governo Dilma não foi um bom Governo e a reeleição da Dilma foi baseada em coisas que ela disse que faria e está fazendo ao contrário.
Este engodo está claro. E isto é cobrado, antes de mais nada, por quem votou nela.
Agora, que as manifestações, principalmente aquele primeiro panelaço, foi uma manifestação de intolerância e de ódio – que foi, em última análise, justificou o texto que eu escrevi, que causou uma grande celeuma e tal – com a compreensão de que não se faz política com ódio.
MAURÍCIO HUERTAS
Você sempre foi crítico do PT, mesmo votando no PT. E isso se perde, né ?
JUCA KFOURI
Sem dúvida. Maurício, primeiro: eu votei no PT, se duvidar, duas vezes na minha vida.
A segunda, agora, na Dilma, porque entre ela e o Aécio – e eu escrevi isso – entre o velho Robin Hood e o novo Collor, eu fico com o velho Robin Hood.
MAURÍCIO HUERTAS
É uma coisa mais pessoal contra o Aécio…
JUCA KFOURI
Não apenas. EU acho o seguinte, você sabe que eu tenho profundo carinho pelo Professor Fernando Henrique, de quem eu não fui aluno porque já estava cassado quando eu entrei na Faculdade, mas fui aluno, e com muito orgulho, da Dna. Ruth, de quem tenho muita saudade.
Mais do que isso, não sei se você sabe, Maurício, Osmar Santos e eu fomos os animadores da festa de lançamento do PSDB, ao lado e Mario Covas, de Franco Montoro…
Eu rio quando recebo no blog comentário dizendo: “Seu Petralha!”… isso ai era o que me faltava.. rio e te digo mais…
MAURÍCIO HUERTAS
Mas você ajuda isso, não ajuda Juca ? Com essa defesa da Dilma ? Quem não te acompanha, não tem essa visão ? Diz: “Esse cara é um petista louco”…
JUCA KFOURI
Se tem é porque não me acompanha… porque também esse cara já foi chamado de um “tucano enlouquecido”, entendeu ?
E ai eu me reporto sempre a uma jornalista de Israel, que diz que só dorme feliz no dia em que ela apanha de Árabes e Judeus… então eu brinco que só durmo feliz no dia em que eu apanho de corinthianos e palmeirenses. Sendo que eu sou corinthiano sabidamente. Mas o que tem de corinthiano que diz que eu me faço de corinthiano, porque eu sou muito crítico em relação ao Corinthians…
Maurício eu adoro uma frase do Millor Fernandes, uma das frases guias da minha vida: “Jornalismo é oposição, o resto é armazém de secos e molhados”. No entanto, isso não significa que eu não tome posição. Acho que jornalista tem que ter lado. E nesta questão, entre o menos ruim e o pior, eu fico com o menos ruim.
É tão claro quanto isso.
Eu não acho que a roubalheira começou no PT. Não acho que isso justifica a roubalheira havida no governo do PT.
Estou indignado com ela da mesma maneira, decepcionadíssimo com algumas figuras…
Eu resumo a minha posição da seguinte maneira, Maurício: a primeira vez que o Lula foi candidato – e eu não votei no Lula – se alguém me dissesse: “Juca, não dá para votar no PT porque o PT é ruim de serviço”, eu diria: “É… esse é um bom argumento”, se alguém me dissesse: “Eles vão roubar!”, eu pulava no pescoço. “Não vã não! Ali tem companheiros com os quais eu militei na época da ALN que deram a vida pelo Brasil, roubar não vão!”.
Na hora que ficou claro o tamanho da esperteza, da esperteza burra… tem nego que foi no prostíbulo achando que iria ensinar prostituição para as prostitutas… achar que iria ganhar em matéria de malandragem de um Roberto Jefferson… ora, esses caras estão saqueando o Brasil há 500 anos… ia chegar essa turminha de noviços e iriam enrolá-los ? É de uma ingenuidade… e de uma vontade de se melar, de se lambuzar com o poder que é absolutamente inaceitável pra mim
MAURÍCIO HUERTAS
Foi aí que o PT perdeu o rumo ?
JUCA KFOURI
Sem dúvida. E eu te digo mais, acho muito difícil que o PT um dia, por mais que se refunde e tal, consiga se distanciar desta imagem. Eu acho que colou no PT como colou no Maluf.
MAURÍCIO HUERTAS
É ai que tá… o PT brigou a vida inteira para se diferenciar dos outros, e agora briga para dizer: “Sou igual a todo mundo”. Um absurdo…
JUCA KFOURI
É isso… “todos fazem igual”. Espera ai, então estou fora, porque eu não faço igual.
MAURÍCIO HUERTAS
Apesar disso você vota no PT ?
JUCA KFOURI
Vamos lá… eu votei no primeiro turno na Luciana Genro (PSOL), tornei público. No dia da eleição pus lá os “50 anos da Mafalda” (alusão ao número da candidata), no meu blog.
Alguma ilusão ? Não, nenhuma. Com que espírito ? Com o mesmo espírito que lá atrás eu achava que o PT fazia um papel utilíssimo para a democracia brasileira, o papel do crítico.
Acho que a Luciana teve momentos magníficos nos debates: “Linha auxiliar uma ova! E tire o dedo da minha cara!, disse para o Aécio.
MAURÍCIO HUERTAS
Quer dizer, precisa ter esse papel de oposição à esquerda…
JUCA KFOURI
Sim… é óbvio que precisa
MAURÍCIO HUERTAS
O PT mudou ?
JUCA KFOURI
Mudou… mas é claro que mudou Maurício. Veja quantos ótimos quadros do PT estão fora do PT. Fundadores do PT: Hélio Bicudo, Paul Singer, Chico Alencar, o que eu gosto tanto… Marcelo Freixo, a Luciana Genro…
MAURÍCIO HUERTAS
O PT da oposição acabou… o PT do Governo…
JUCA KFOURI
O que dói em alguém de esquerda ? Me dói olhar a trajetória do PT, me dói olhar a trajetória do PSOE, na Espanha… pombas! Quanto nós sonhamos com aquilo…
A gente já sonhou sonhos equivocados… (interrompido pelo apresentador)
MAURÍCIO HUERTAS
Qual o futuro da esquerda.. para onde caminha ? Existe ainda esquerda e direito, hoje, nos mesmos moldes ?
JUCA KFOURI
Eu acho que não nos mesmos moldes… é claro que um mundo globalizado mudou isso.
Eu vou te dar uma definição bastante simplória: eu acho que os que continuam acreditando que é possível incluir todos os excluídos, é de esquerda, entendeu ?
Por que mecanismo ?
Maurício, eu sempre digo o seguinte: no dia em que caiu o muro de Berlim, eu fiz um raciocínio que não tinha rigorosamente um resquício ideológico, era de alguém que estava fazendo uma mera observação de movimentação de pessoas. Eu via as pessoas de Berlim Oriental querendo ir para Berlim Ocidental, e eu não via ninguém de Berlim Ocidental querendo ir para Berlim Oriental. Eu falei: “Meu Deus, acho que eu estava enganado…”. Alguma coisa estava errada. Será que aquela porcaria daquela revistinha “Seleções de Reader’s Digest” tinha razão em algumas coisas ?
A partir daí há um convencimento: o Capitalismo ganhou. Ponto. Isto não significa que eu me submeta, ou me conforte, ou me acomode, diante de todas as barbaridades cometidas pelo sistema capitalista. Vamos tratar de humanizá-lo. Vamos tratar de fazê-lo menos cruel, menos selvagem, mas é um dado de realidade.
Temos um outro tipo de luta agora pela frente, que tem uma dose de romantismo, que tem uma dose de utopia… eu me lembro do sociólogo francês Émile Durkheim, que não era exatamente um revolucionário, mas ele dizia isso: “Não se faz revolução sem uma utopia.”.
MAURÍCIO HUERTAS
Que bom que eu soube hoje, confirmando a minha suspeita, que você não é um “petralha”…
JUCA KFOURI
Eu não sou petralha ! Nem um tucano, nem um tucanalha! E não entro nesse clima de Fla-Flu.
MAURÍCIO HUERTAS
E trabalha com a matéria prima da verdade
JUCA KFOURI
E tenho plena convicção de que com ódio a gente não faz política, nem de um lado, nem do outro. E que as manifestações são todas legítimas.
Para assistir a entrevista na íntegra, clique no link logo abaixo:
http://blogdojuca.uol.com.br/2015/04/um-programa-diferente/

