Faltando pouco mais de um mês para as eleições do Corinthians, se faz necessária, postas todas as candidaturas, análise do Blog do Paulinho sobre o quadro político alvinegro.
Lembrando: trata-se de opinião, sempre respeitando as divergências.
Existem cinco candidatos à presidente do clube, Andres Sanches, Paulo Garcia e Felipe Ezabella, ligados à situação, além de Roque Citadini e Romeu Tuma Junior, com discurso oposicionista.
Pesquisas que circulam no Parque São Jorge indicam polarização eleitoral, até o momento, entre Andres Sanches e Roque Citadini.
Sanches representa manter tudo como está, situação que agrada a alguns e desagrada a muitos outros, mudando apenas a gestão do futebol, hoje tocado por desafetos notórios do dirigente (incluindo gerente de futebol e treinador).
Paulo Garcia descaracterizou-se como força política, por conta do vai-e-vem de seu próprio discurso, que transita entre situação e oposição, apesar de, nos fatos, ter seus vices-presidentes oriundos da atual gestão.
Ezabella, entre os que consideram aceitáveis as últimas administrações, possui ideias e problemas semelhantes, algumas propostas divergentes, porém com melhor nível de adeptos em seu grupo do que a “Renovação e Transparência”, da qual são oriundos.
Entre os oposicionistas, Citadini largou na frente porque soube depurar quadros que antes, na prática, destoavam do discurso de mudança.
O ex-dirigente de futebol alvinegro permaneceu apoiado pelo grupo que iniciou a luta pelas diretas no Corinthians (sob liderança do falecido jornalista Caeteano Matanó) e conquistou eleitores entre dissidentes da situação.
Polêmico, é acusado, por desafetos, de ter dividido a oposição, mas defende-se dizendo que, em verdade, o esfacelamento se deu na situação.
Por fim, Romeu Tuma Junior, com argumentos ultra-radicais, durante o transcorrer da campanha perdeu seguidores (inclusive coordenadores da chapa), trocou o discurso propositivo por ataques pessoais a adversários e hoje, se tanto, é apoiado por apenas uma chapa de candidatos ao Conselho (25 pessoas).
