“Estou chocado que nossos esforços em proteger dados pessoais poderiam resultar na punição de todos os usuários brasileiros do WhatsApp pela decisão extrema de um único juiz. Esperamos que a justiça brasileira reverta rapidamente essa decisão. Se você é brasileiro, por favor faça sua voz ser ouvida e ajude seu governo a refletir a vontade do povo. #ConectaBrasil #ConecteoMundo”
(MARK ZUCKERBERG, criador do Facebook)
O serviço de trocas de mensagens mais famoso do mundo, o wathsapp, está, desde a meia-noite de hoje, por decisão judicial, impedido de operar.
A punição se estenderá por 48 horas.
O TJ-SP decidiu pelo bloqueio após o Facebook (dona do whatsapp) negar-se, em duas oportunidades, a seguir determinação que obrigaria a empresa a fornecer ao GCF (Grupo de Combate a Facções Criminosas) o código criptográfico que permitiria, entre outras coisas, grampear todas as conversas trocadas pelo aplicativo.
Não é a primeira vez que os responsáveis pelo programa descumprem ordem semelhante: há algum tempo, a Polícia Federal teve pedido semelhante negado, sob alegação de preservar os direitos de privacidade dos usuários.
O código do whatsapp é dos mais seguros do mundo, e, segundo informações, se modifica de trinta em trinta minutos, impedindo ( ou dificultando muito) qualquer tipo de invasão (grampo), seja ela oficial ou não.
Confira abaixo cópia da decisão, assinada pela juíza Sandra Regina Nostre Marques:
