Por Helio Fernandes
http://www.tribunadaimprensa.com.br/anteriores/ontem/coluna.asp?coluna=helio
Marcio Braga-Kleber Leite só pensam (?) na última palavra do hino
Ontem prometi escrever sobre os escândalos de Marcio Braga-Kleber Leite. Estão aqui os fatos apurados pelo Conselho Fiscal e Deliberativo. Antes de mais nada, ontem, o time do Flamengo, a quase 4 mil metros de altura, mostrou fôlego impressionante. Marcio e Kleber, diante das acusações, estão sem fôlego, sem oxigênio, respirando por aparelhos.
1 – OPERAÇÃO PENTLAND CAPITAL LIMITED
O presidente do Flamengo, Marcio Braga, autorizou o Futebol Clube do Porto a remeter para uma empresa de telecomunicações a importância de 250.000 euros (duzentos e cinqüenta mil euros) correspondentes à última parcela que o Porto deveria pagar ao Flamengo pela venda do jogador IBSON.
Estranhamente, até hoje ninguém consegue explicar por que esse dinheiro não entrou no Flamengo, ainda faltam 100.000 euros (cem mil euros). A empresa PENTLAND CAPITAL LIMITED encerrou as atividades de forma inesperada, antes de complementar a operação. E os 100 mil euros não apareceram, ou melhor, desapareceram.
Não existem explicações morais, éticas ou legais para compreender a remessa dessa importância enorme para uma empresa estranha à atividade da venda do jogador IBSON. Ninguém no Flamengo sabia que a empresa ia fechar? Não se lembraram (ou não quiseram?) de embargar a liquidação da empresa antes dela fazer o pagamento ao Flamengo?
Quando estourou o escândalo, Marcio Braga informou a todos os conselheiros que ficassem tranqüilos, toda operação estava cercada por uma “SECURITIZAÇÃO”. Mas até hoje nada foi apresentado ou documentado sobre esta “securitização”, que palavra.
2 – VÔLEI-CAMPOS
A diretoria do Flamengo autorizou uma ONG a fazer contrato para criar um time de vôlei na cidade de Campos. Essa ONG utilizaria a marca de altíssimo prestígio do Flamengo, que receberia 250 mil reais, uma espécie de royalties. Diziam que o casal Mateus teria interesse de promover a cidade. Até hoje não existe registro contábil no Flamengo sobre o fato. “Ong” está o dinheiro?
3 – PLACAS DE PROPAGANDA
A sede do Flamengo tem situação privilegiada para o chamado visual publicitário. O clube está cercado por todos os lados dessas placas de propaganda. E os contratos, que não aparecem? Quem recebe ou recebeu a remuneração? Essas placas valem fortunas, são disputadíssimas, não é verdade, Kleber Leite, você que é especialista?
4 – ONG-REMO
O Conselho Fiscal apurou: uma ONG (sempre elas, sempre elas) recebeu mais de 1 milhão e 500 mil reais de Furnas, para investir no remo do Flamengo. Também não existe no clube qualquer registro ou contrato sobre o assunto. Alguém está “remando” contra o Flamengo, como já sabem o Conselho Fiscal e o Deliberativo.
5 – A GRANDE BOMBA
Quando foi presidente do Flamengo, Kleber Leite contratou mais de 130 jogadores. Entre eles, Romario e Edmundo. Kleber pagou 6 milhões de reais por Edmundo. Como não tinha dinheiro, fez “empréstimo” com a empreiteira-construtora Pinto de Almeida, que tentava levantar um shopping na Gávea. Isso ocorreu em 1995.
A Pinto de Almeida, que SONHAVA construir o impossível shopping do Flamengo, não cobrou a dívida. Mas como o sonho acabou por causa da campanha de esclarecimento deste repórter, a Pinto de Almeida entrou na Justiça para cobrar o que achava que era o seu direito. Os 6 milhões de antes estão agora em 50 milhões. Ninguém na presidência ouviu falar em juros?
A Pinto de Almeida quer arrendar ou hipotecar o prédio do Morro da Viúva, e transformá-lo num apart-hotel, hoje de grande procura. A Justiça reconheceu que a construtora poderá hipotecar bens do Flamengo. Quem é o responsável pela dívida e pelo desprezo por crescer tanto? Como o Flamengo pagará, se já tem outras dívidas de mais de 200 milhões? Com outra timemania, já que a atual é um fracasso?
Na última reunião, o presidente D’Agostino anunciou que nos próximos dias o Conselho Deliberativo será convocado para discutir o assunto. Terá que convocar também a PM, os “aliados” na certa irão se “desaliar”.
PS – Renato Mauricio Prado, jornalista competente, bem informado e independente, já revelou fatos estarrecedores sobre a “desadministração” Marcio Braga. Este respondeu dizendo que “é mais bonito, mais gostoso e mais bem vestido do que Eurico Miranda”. Todos são.