Recentemente, o Corinthians aderiu ao e-sport, montando um time que disputará os principais torneios da modalidade.
Porém, poucos torcedores reconhecerão a equipe.
Com permissão do presidente Duílio ‘do Bingo’ Monteiro Alves, do departamento de marketing, chefiado pelo botafoguense Cologrossi, ligado a Ronaldo ‘Fenômeno’ e, provavelmente, com aval do departamento jurídico, a Nike descaracterizou o símbolo do clube.
Em vez do OBRIGATÓRIO escudo tradicional, o time de e-sport vestirá uma camisa com um ‘Mosqueteiro dentro da letra C’.
Diz o art. 128 do Estatuto do Corinthians, em diversos parágrafos:
- O pavilhão será branco e no centro conterá o atual distintivo ou escudo, tendo, por fundo um salva-vidas, uma âncora e dois remos;
- (…) distintivo de cores vermelha e preta, já descritos, á altura do coração;
- (…) Os distintivos do Corinthians deverão estar de acordo com os desenhos aprovados pelo CD;
- O distintivo ou escudo conterá a cor vermelha;
- Excepcionalmente, nas datas comemorativas, em torneios internacionais e outros oficiais, atendendo as necessidades do mercado, as cores tradicionais poderão ser diferentes, destacando-se, porém, O ESCUDO TRADICIONAL
Ou seja, adotar esse escudo, sem prévia autorização do CD, é cometer ato administrativo ilegal – que, e tese, com a exposição midiática patrocinada por Nike e Corinthians, com direito a foto oficial no Parque São Jorge, já estaria configurado.
Para esse tipo de infração, segundo o art. 106, que lista os motivos para destituição do Presidente, Duílio ‘do Bingo’ poderia ser enquadrado no texto da ‘letra D’:
“Ter ele (presidente) infringido, por ação ou omissão, expressa norma estatutária”
É pouco provável, num ambiente em que opositores aderem à gestão horas depois de uma eleição, que o presidente seja punido por qualquer irregularidade, mas, no mínimo, existe a necessidade de corrigir o malfeito, evitando que o Corinthians dispute um campeonato sem ostentar um símbolo que, há anos, faz parte de sua gloriosa história.
