Em entrevista ao portal IG, o senador Jorge Kajuru, questionado sobre o trabalho do jornalista Glenn Greenwald, do site ‘The Intercept’, que, corajosamente, tem desnudado o Ministro Sérgio Moro e seus procuradores amestrados, respondeu:
“Se eu tivesse poder já tinha botado ele na cadeia há muito tempo. O lugar de jornalista que presta este tipo de serviço é na cadeia”
Poucas atitudes são mais canalhas do que um jornalista (Kajuru se apresenta como tal) pedir a prisão de um colega de profissão por conta do exercício regular de seu trabalho.
Greenwald recebeu material que, mesmo se comprovada a origem ilícita, foi publicado de maneira lícita, respeitando-se o princípio da relevância pública e do sigilo de fonte.
O ato de Kajuru agrava-se pelo fato dele próprio, diversas vezes, e também de maneira incorreta, ter estado às portas da cadeia por conta de seu trabalho anterior, tendo sido salvo, num destes casos, por prescrição.
A Constituição brasileira garante o direito a ‘liberdade de expressão’ desde que não exercida sob anonimato.
Diferentemente de Kajuru, o jornalista Greenwald nunca pediu dinheiro a investigados, nem aceitou ajuda de governos autoritários para recolocar no ar uma rádio que agora se presta à propaganda governamental.
