Ícone do site

Coluna do Fiori

Anúncios

 

FUTEBOL: POLÍTICA, ARBITRAGEM E VERDADE

Fiori é ex-árbitro da Federação Paulista de Futebol, investigador de Polícia e autor do Livro “A República do Apito” onde relata a verdade sobre os bastidores do futebol paulista e nacional.

http://www.navegareditora.com.br   Email: caminhodasideias@superig.com.br

RENOVAÇÃO NA CEAF-SP

O propalado renovar amplamente difundido pela comissão de arbitragem paulista presidida pelo homem das mil e uma utilidades que ao inicio da temporada colocou todos no item desconfiança proibindo que recebessem mimos, foi pro brejo, sua concretização aconteceu no domingo 06/12/09.

Tenham absoluta certeza, em minha entrecortada caminhada recebi alguns brindes, não me perverti.

Sou convicto que o presidente da comissão tenha sido presenteado em suas diversas atividades, como também foram presenteados os membros da comissão.

INDAGAÇÃO

Deveria o dirigente mor dos árbitros de São Paulo, devassar o intestino de seu setor, verificando a veracidade referente à escala em jogos amadores comandadas por seu subordinado Artur Alves Junior, que usa o cargo impingindo escalas e postergando o pagamento vez e outra, esquece de efetuá-lo.

Seria de bom alvitre verificar a determinação dos dirigentes da COAFESP quanto à obrigatoriedade dos árbitros terem conta em agencia bancaria da qual é funcionaria a árbitra Aline Lambert, se verdadeiro, estes fatos suscitam discórdia, impõem condições.

Podia voltar ao tempo formatando o ranking dos árbitros como o fez no primeiro ano de sua gestão, todos foram avaliados nos vários itens que foram publicados conforme o comportar individual, evidente que tivemos casos não muito corretos, acredito que com alguns alinhos o sistema se aproximaria do ideal.

FINAL DA COPA SÃO PAULO

Ao que sei esta copa existe há tempo, seu propósito, movimentar os clubes que participaram das varias séries do Campeonato Paulista, no hoje, ao vencedor é proporcionado o direito de participar da ultima série do brasileiro.

OPORTUNIDADE

O desenrolar da competição dá aos árbitros que se destacaram nas divisões abaixo da principal a esperança de exercerem o posto e galgarem degraus desde que apresentem condições.

Assim sendo, levaram a competição até a penúltima fase, portanto, os melhores tinham condições técnicas e psicológicas para arbitrarem a contenda final entre Votoraty x Paulista de Jundiaí, realizada no domingo 06/12/09.

RELAÇÃO PARA O “SORTEIO”

Os membros da CEAF-SP selecionaram para a final os árbitros FIFA, Paulo César de Oliveira e Wilson Seneme, vencedor: Paulo César de Oliveira.

Se houve pedidos para que o árbitro fosse do quadro Universal, a comissão esqueceu de Sálvio Spinola, além de ter abrigado interferência.

Acatando a pedidos ou não, desprestigiaram os novatos.

ÉTICA

O aceitar dos árbitros FIFA caracterizou a falta de moral, este comportar é antigo.

Caso tivessem rejeitado a convocação seriam lembrados por todos e por longo tempo, serviria de exemplo.

LOUVOR AO VIL METAL OU EGOÍSMO

Os árbitros FIFA que aceitaram a convocação e participaram do sorteio explicitaram o verdadeiro procedimento dos integrantes do quadro de árbitros, quer seja local ou nacional.

Este comportar é antigo, aceitam escalas ou as procuram, quer pelo vil metal ou para satisfazer o egocentrismo.

CATEGORIA JUNIOR

No mês de janeiro teremos a disputa da antiga Taça São Paulo, hoje com outra denominação e descaracterizada do objetivo inicial.

Durante o transcurso do evento a CEAF-SP poderá rever seu plano escalando árbitros novos, alguns estão na função por pelo menos dois anos, ao meu entender com condições de se projetarem.

Para a final deste evento ou se escala o que se destacou, ou, o árbitro que melhor se saiu nas atuações em divisão não muito acima.

Creio que devam ser excluídos os FIFA e todos que façam parte do quadro nacional, assim fazendo voltarei a crer na renovação.

POLITICA

A censura imposta ao jornal O Estado de São Paulo que continua nos leva a acreditar que temos a obrigação de pagar imposto, os políticos do legislativo, executivos ou de outros poderes, dentre estes o judiciário, podem fazer do arrecadado aquilo que lhes interessa.

Acorda Brasil

SP-14/12/09

Facebook Comments
Sair da versão mobile