
FUTEBOL: POLÍTICA, ARBITRAGEM E VERDADE
Fiori é ex-árbitro da Federação Paulista de Futebol, investigador de Polícia e autor do Livro “A República do Apito” onde relata a verdade sobre os bastidores do futebol paulista e nacional.
http://www.navegareditora.com.br Email: caminhodasideias@superig.com.br
CHUVA, FUTEBOL E CEAF – SP.
O temporal de água que caiu durante a partida entre Corinthians x Portuguesa, proporcionou duvida quanto ao dito pelo árbitro Flávio Rodrigues Guerra.
Faltou ao árbitro bagagem, os principais culpados são os componentes da CEAF-SP, presidida por Marinho, aquele que proibiu aos árbitros e assistentes de receberem presentes que são oferecidos pela maioria das equipes disputantes dos vários campeonatos organizados e supervisionados pela FPF, tais como: Chaveiro, a famosa Pinga da localidade ou outras.
Posso afiançar a todos que quando arbitrava por varias vezes recebi e levei para casa as acima ou mesmo camisas de algumas equipes, isto não ocorre somente em São Paulo, repete-se no Brasil e no mundo, portanto não será por mero brinde que algum dos componentes da equipe de arbitragem ou todos se prestarão ao papel da facilitação.
A CEAF-SP NESTA HISTÓRIA
Tenho convicção absoluta da culpabilidade da comissão pelo principal motivo: A Pré-Temporada, realizada pelos árbitros e assistentes que trabalharão na principal divisão do futebol de São Paulo, deveria e não o foi, recapitular as leis do jogo, expor a todos casos que são previsíveis, como por exemplo, o ocorrido no Pacaembu, lembrando que o árbitro deva paralisar a partida e esperar por 30 minutos, ou usando do bom senso em até um pouco mais.
Se tivessem exposto este ou outros casos que possam vir a ocorrer, garanto que Flávio Guerra, a quem reputo ser bom caráter, não cometeria o deslize verbal que cometeu, quando se expressou que a partida estava suspensa, dando brecha para que interpretassem como não mais haverá jogo.
Os integrantes da comissão de árbitros, preocuparam-se em dar aulas de táticas, ou seja, como o árbitro deva se colocar em alguns lances da partida. ORA! Isto é brincadeira, qualquer pessoa que entre no retângulo tendo assistentes, saberá que seus movimentos na maior parte do tempo, terá que obedecer a diagonal, movimentar-se de frente para os mesmos.
Marinho, deverias de preocupar-se com o agir de alguns árbitros, principalmente os que atuaram em partidas dos denominados times grandes, quando há alguma duvida, estes sempre são favorecidos, ou o são, na maior cara dura.
Deveria de se preocupar também com este jogo de empurra entre árbitro e assistentes, ninguém assume, não querem qualquer problema, situação clara do não avocar para não ficar fora de escala ou serem suspensos, se isso acontecer, perderão suas taxas e grande maioria vive das mesmas.
A CEAF-SP convoca reuniões constantemente, os árbitros e assistentes tem a obrigação de se prepararem fisicamente, com isto, disponibilizam a FPF o tempo integral.
Além do acima, os dirigentes da federação deveriam assumir suas responsabilidades, creio que os árbitros recebem orientação para evitarem a todo custo o sustar de partidas que tenham influência estranhas, a ocorrida no Pacaembu ou como ocorreu em Santo André, quando da disputa entre a equipe local x Marilia.
O diferencial deste evento arbitrado por Marcelo Rogério, foi o total alagar dos vestiários, a água subiu e muito, seu desaguar ocorre normalmente 48 horas após, caso especifico de suspensão mesmo.
ATUAÇÕES DOS ÁRBIROS
Flávio Rodrigues Guerra, teve atuação normal, colocou-se bem, os cartões foram bem aplicados, nos lances considerados polêmicos, foi tranqüilo.
Merece novas escalas, espero que não entre nas mazelas políticas que o meio proporciona.
BRAGANTINO X PAULISTA
Não gostei da arbitragem de Carlos Roberto Santos Junior, deixou de assinalar pênalti a favor do Paulista.
PALMEIRAS X SANTOS
Péssimo o trabalho do árbitro Luiz Flávio Oliveira. Entendo que errou ao marcar pênalti no lance do carrinho de Fábio Costa em Keirrison, foi de frente e o atacante palmeirense se lançou ao ar quando percebeu a vinda do goleiro santista.
Luiz Flávio Oliveira, me parece ser protegido por alguém é vaselina, se fez de migué em varias reclamações proporcionadas pelos litigantes.
OBSERVAÇÃO: Durante o comemorar de um de seus tentos, Keirrison, exaltar aos gestos como se tivesse dando tiros, aguardo seu acionar por parte da diretoria palmeirense, alertando-o para impedir este louvar a delinqüência.
POLITICA
Prefeito Kassab, meu voto recebeste, espero que não venha sofrer decepção, nossas praças, ruas e avenidas, estão tomadas por indigentes, escuras, mal conservadas, faça com urgência estes reparos.
Acorda, Brasil.
SP-11/02/09
As opiniões constantes neste espaço são de minha inteira e total responsabilidade.
