Mongolóide

Designação ultrapassada e ofensiva para se referir a pessoas com Síndrome de Down. Etimologia (origem da palavra mongoloide). A palavra mongoloide deriva da mongol + -oide.


Ontem (20), repercutiu a enésima versão contada por Thiago Neves sobre a passagem de Rogério Ceni pelo Cruzeiro, sempre com acréscimo de ‘novidades’.

Diante do histórico de pouca credibilidade do ‘denunciante’, o treinador sequer respondeu.

Em fim de carreira, parece não haver o que amadureça o comportamento do jogador.

Quando da tragédia de Brumadinho, que vitimou centenas de pessoas, Neves achou engraçado fazer piada do episódio para cutucar o rival Atlético/MG.

Depois, diante da repercussão, pediu desculpas.

Na metade de 2019, ao assinalar um gol contra o São Paulo, Thiago homenageou Itair Machado, o cartola que saiu corrido do Cruzeiro após denuncias graves de corrupção.

Em julho do mesmo ano, ao rebater críticas do jornalista Mauro Cezar Pereira, o jogador tratou-o, inadequadamente, como ‘mongol’:

“Galera, o que esse mongol quer é atenção, ibope!”

O preconceito e desrespeito aos portadores de Síndrome de Down, tratados com palavra inadequada e associados, de maneira infeliz, a comportamentos reprováveis (no conceito de Thiago Neves) tornou a se repetir, ontem (20), num bate-boca, via twitter, com o treinador Toninho Cecílio

“Eu hein ., Que Mongolóide kkkkk”

Triste retrato do fracasso pessoal de alguém a quem a vida apresentou oportunidades raramente oferecidas à maioria da população.

Facebook Comments