Advertisements

Resposta de Bolsonaro à FOLHA é nova tentativa de enfraquecer a democracia

Anteontem, a FOLHA, em Editorial, defendeu-se da censura imposta pelo presidente Jair Bolsonaro, que, além das ameaças ao veiculo, amplamente divulgadas pela mídia e até pelo próprio, decidiu, em desconformidade com a lei e a liturgia do cargo, impedir a participação do jornal em licitação de compras do Governo Federal.

Um ato sórdido de desrespeito à democracia que seria bem aceito em tempos de AI-5, frequentemente relembrados pelos atuais governantes.

Para reler o Editorial, basta clicar no link a seguir:

Fantasia de imperador

A repercussão da manifestação foi grande e gerou desastrosa resposta de Bolsonaro, escrita pela descapacitada equipe de comunicação do Planalto, que a FOLHA fez questão, também, de publicar.

Em meio a delírios e distorções, destacamos um trecho que demonstra bem como raciocina esse tipo de gente:

“Os frequentes editoriais da Folha de S.Paulo não correspondem à visão majoritária dos brasileiros e da opinião pública, que não são seu quintal expansionista de estórias nebulosas, de visões autoritárias e mentirosas.

Tal comportamento reiterado descredencia a Folha de S.Paulo como fonte de informação séria para a sociedade em geral, quanto mais como meio a ser considerado no processo de tomada de decisões políticas e econômicas.

A imprensa exerce uma função pública essencial. Por isso, ela deve ter compromisso com a verdade. Um veículo desta natureza não tem o direito de atuar como a Folha de S.Paulo atua. Não pode assacar contra a figura do presidente da República e de seus familiares de maneira perversa, contínua, persecutória e irresponsável.

No fundo, o que editorial do jornal faz é defender uma conspiração pela saída do presidente da República, num golpe contra as instituições e, principalmente, contra a vontade da maioria dos brasileiros”

Em síntese, Bolsonaro e seus asseclas entendem como jornalismo apenas os veículos que publicam editoriais, notas e matérias que correspondam “à visão majoritária dos brasileiros e da opinião pública”, que eles acreditam, ser favorável a seus desatinos.

O presidente deveria deixar um pouco de lado a leitura – se é que leu, do livro que tanto divulga, assinado por assassino e torturador da ditadura, ou de seus grupos de whatsapp, para ter acesso apenas a uma linha escrita pelo genial Millôr Fernandes, que resume a missão da profissão:

“Jornalismo é oposição, o resto é armazém de secos e molhados”

Não é função da imprensa, também, se alinhar ao senso comum da população.

Por fim, o trecho da resposta em que o Governo acusa a FOLHA de conspirar à favor de um golpe contra o presidente precisa ser observada, com a devida preocupação.

Trata-se, apesar de parecer apenas delírio e teoria da conspiração, de tentativa evidente de manipular os seguidores de Bolsonaro, em defesa de um suposto ‘motim’ contra o Governo, com a apregoada participação da imprensa, a apoiarem restrições à democracia.

As instituições devem permanecer atentas, mobilizadas e não podem se calar.

Defender a democracia é mais do que obrigação, é questão, nos dias atuais, até de sobrevivência.

Não fosse por ela, que, apesar dos percalços e imperfeições, ainda funciona no Brasil, déspotas como Bolsonaro já teriam colocado em prática seus discursos e desejos, notoriamente conhecidos.

Advertisements

Facebook Comments

4 comentários em “Resposta de Bolsonaro à FOLHA é nova tentativa de enfraquecer a democracia”

  1. Eu estou vendo um futuro negro para o Brasil. Bolsonaro e ignorante. Bolsonaro e covarde. Bolsonaro e burro. Militar so se interessa por hierarquia e nao pelo pais.

  2. Sou partidário de qualquer governo que beneficie os mais necessitados (portanto tendência grande de a maioria das vezes eu votar na esquerda), e acredito que com os fanáticos de hoje e com uma grande imprensa “passa pano” a esquerda não consegue governar mais. Então eu também quero que a folha que ajudou a derrubar o governo Dilma e a prender Lulla se foda. A folha está colhendo o que ajudou plantar.

  3. A Folha gosta de falar o que quer, de calunias, mas não gosta de ouvir verdades. É tudo mimimi de perdedor.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
Powered by
%d blogueiros gostam disto: