Interessante pesquisa do IBOPE revelou o impacto da semana de ouro do Flamengo, culminando nas últimas 24 horas, em que o clube sagrou-se Bi-Campeão da Libertadores e Hepta Brasileiro.
De 18 a 24 de novembro foram registradas 12,3 milhões de postagens em redes sociais sobre o torneio continental em todo o Planeta.
No dia da final, em apenas uma hora, entre 20h e 21h, surgiram 1 milhão de novos posts falando da conquista rubro-negra.
90% das postagens da semana concentraram-se em cinco países de três continentes distintos.
- Brasil: 76%
- Argentina: 7%
- EUA: 4%
- Portugal: 2%
- Colômbia: 1,2%
Durante o jogo, a movimentação também foi bem interessante.
Ao final da primeira etapa, quando a vitória ainda era do River Plate, as postagens foram assim distribuídas:
- Argentina: 66%
- Brasil: 33%
Da conclusão do jogo, com o título rubronegro, até a definição da conquista do Brasileirão, o jogo virou:
- Brasil: 95%
- Argentina: 5%
Os números de postagens divididas pelos estados brasileiros, durante toda a semana, também foram avaliadas, destacando-se:
- Rio de Janeiro: 62%
- Espirito Santo: 6%
- São Paulo: 5%
- Minas Gerais: 3,5%
- Distrito Federal: 3,2%
Por fim, o IBOPE demonstrou, também as hashtags mais utilizadas no Brasil e na Argentina durante o período:
- Brasil: #VencemosJuntos, #JogaremosJuntos e #Flamengo
- Argentina: #River, #JuntosSomosMasGrandes e #Libertadores
Entre as TAGS, as principais foram:
- Argentina: @riverplate, @libertadores
- Brasil: @flamengo, @gabigol
Essa pesquisa vem a confirmar aquilo que todos sabem: Americano nao gosta de futebol; A Europa ignorou a final da libertadores; Clubes sul-americano sao desconhecidos do resto do mundo.