Advertisements
Anúncios

Diretor de Jornalismo da Rede Globo desmoraliza jornalistas esportivos da emissora

Em artigo publicado na FOLHA, o diretor de jornalismo da Rede Globo, Ali Kamel, revelou o que disse ao demissionário Dony De Nuccio, que entrou em desgraça na emissora pelo fato de ser jornalista e manter, concomitantemente, relação comercial com empresas diversas:

“A ele foi dito que aos jornalistas é vedada toda e qualquer publicidade, mas foi explicado que os colegas que cobrem esporte, e que respondem a outra diretoria, têm foco numa atividade cuja característica mais acentuada é a de ser um espetáculo. E que, por esse motivo, os princípios editoriais do Grupo Globo dizem que “participantes de programas esportivos televisivos, radiofônicos ou transmitidos pela internet seguirão neste quesito a política comercial de seus veículos”.

Nas entrelinhas, Kamel deixou claro que não considera ‘jornalistas’ os profissionais que assim se apresentam no departamento de esportes da Globo.

Apesar de tratados nessa condição humilhante, nem todos os profissionais se ofenderam com a desmoralização.

Fingem não entender o que está acontecendo, desde que o emprego seja mantido e um dinheirinho extra – da publicidade, adentre seus bolsos.

Para estes, o prejuízo, em credibilidade, será cobrado futuramente.

Triste é a situação de quem tem consciência do equívoco, mas medo de deixar a emissora e não ser absorvido pelo mercado.

A Globo, através de Kamel, tenta solucionar problemas de arrecadação – fruto de novas alternativas de informação que incomodam a audiência da emissora –  transferindo a terceiros a obrigação de remunerar seus profissionais.

Melhor seria adequar-se aos novos tempos, em que TV e Internet se misturam, investindo em profissionais especializados nesse conceito de publicidade, do que colocar profissionais de imprensa em condições, ética e moral, inferiores às de colegas que exercem a mesma profissão em departamentos distintos.

Advertisements
Anúncios

Facebook Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
Powered by
%d blogueiros gostam disto: