Ontem (12), em meio à disputa entre Atlético/MG e Palmeiras, vencida pelo Verdão pelo placar de dois a zero, a conselheira e patrocinadora palestrina, Leila Pereira, divulgou, em tese, ilegalmente, imagens do jogo, ainda transcorrendo, através de sua conta de Instagram.

Foram exibidos, minutos após acontecerem, os dois gols da partida.

Os direitos de transmissão dos jogos do Galo são da Rede Globo e os do Palmeiras, da Esporte Interativo.

Para exibir imagens próprias, portais de notícia, como ocorre, em exemplo, com o UOL, precisam pedir autorização à Globo, que seleciona o trecho a ser divulgado.

A liberação ocorre, sempre, por princípios jornalísticos e não são autorizadas, como no caso da rede social de Madame, para fins políticos.

Até mesmo se estivesse na condição de simples torcedora – e não estava, Leila Pereira estaria cometendo infração ao exibir imagens, aparentemente, pirateadas.

Neste caso, com o agravante dos direitos desta partida serem divididos, razão pela qual, diante de impasse legal, sequer as detentoras puderam realizar a transmissão, a cessão de imagens é muito improvável.

Ficam as dúvidas:

  • Leila Pereira transmitiu imagens pirateadas de Atlético/MG e Palmeiras em seu instagram ou estava autorizada a fazê-lo ?
  • Se Madame cometeu ilegalidade, será punida ? Em que termos ?
  • A conselheira palestrina é também presidente da Crefisa, patrocinadora do esporte da Rede Globo. Será que desconhecia a proibição ?
  • De que lugar Madame conseguiu as imagens, em tempo real, levando-se em consideração que as emissoras não realizaram transmissões ao vivo ?

O Blog do Paulinho, a quem Leila Pereira não responde, enviou questionamentos e aguarda a posição oficial de Rede Globo e Esporte Interativo, que, se ocorrer, será publicada neste local.

Facebook Comments