“Eu sou contra contratar esses caras também. Não entendem nada de futebol brasileiro mesmo. Ele não sabe nem onde fica a Vila Belmiro. O problema é a herança que o Sampaoli vai deixar: traz o Aguilar, de repente traz o Campaña… Traz mais três ou quatro caras argentinos, daqui a pouco bota o pé e vai embora, deixa essa ‘lixaiada’ aí para o próximo”

(Comentário do jornalista LEANDRO QUESADA no programa Expediente Futebol, da FOX SPORTS)


Causou espécie a torcedores, telespectadores e também ao Santos Futebol Clube – que chegou a emitir Nota Oficial condenando o episódio, a declaração do jornalista Leandro Quesada, da Fox, tratando jogadores argentinos do Peixe pelo termo “lixaiada”.

A atitude, que sugere xenofobia, merece repúdio de qualquer cidadão civilizado.

Mesmo que, eventualmente, Quesada venha a se defender – ainda não teve coragem de fazê-lo (dizem que prepara desculpa explicando que o termo “lixaiada” referia-se ao nível dos jogadores, não à origem), a descompostura pública, com exposição de baixo nível de educação, é evidente.

Apesar da grande repercussão do episódio nas mídias sociais, a imprensa tem evitado opinar sobre o assunto, limitando-se a reproduzir a frase proferida e a Nota divulgada pelo Peixe.

Adepto da liberdade total de imprensa, o Blog do Paulinho entende que a Fox – até o momento também silente – deveria, em respeito ao público, pronunciar-se à respeito, nem que fosse para defender seu contratado.

Existe grande diferença entre o comportamento polêmico (perfil da grande maioria dos profissionais da emissora), que pode ser, inclusive, pautado na seriedade, com manifestações que beiram o cafajestismo, impróprias da profissão que tem por princípio bem informar à população.

Não é a primeira vez que Quesada, estreitamente ligado a generosos dirigentes esportivos, age de maneira reprovável no exercício de suas funções.

Durante seu período de rádio Bandeirantes não foram poucas as oportunidades em que criou conflitos internos com companheiros de profissão – por vezes, de programa – ao defender (no ar) gente que, aparentemente, garantia-lhe alguns “agradecimentos”, distorcendo, em consequência, a realidade de comentários e informações.

A agressão à verdade, que acaba por lesar, direta ou indiretamente, o consumidor de notícias, é tão grave quanto o comportamento pessoal, de aparente preconceito, demonstrado ao vivo pelo jornalista.

Isso sim poderia ser adjetivado, talvez, como “lixaiada”.

O mercado, principalmente ligado ao jornalismo (absolutamente corporativista), por vezes só estimula-se a combater esse tipo de situação, principalmente, como no caso de Quesada, de gente com credibilidade questionável, mas protegida por figuras expressivas do esporte, quando estas perdem o poder ou as manifestações populares ameacem, de forma perigosa, a audiência ou arrecadação do contratante deste profissional.

Facebook Comments