A pedido do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que é botafoguense, o deputado federal Andres Sanches, presidente do Corinthians, liberou o jogador Jean, proibido contratualmente de atuar contra o Timão, para jogar a partida de ontem, que resultou em mais uma derrota ao time de Parque São Jorge.

Maia intercedeu a pedido da diretoria botafoguense, preocupada com a situação do clube.

Sanches, com o Corinthians lutando para escapar do rebaixamento, não pensou da mesma maneira, preservou seus interesses pessoais em detrimento do alvinegro, contribuindo para a vitória do adversário.

De tantos motivos que existem, há tempos, para motivar processo de impeachment contra Andres Sanches, este, de traição explícita, talvez seja dos mais reveladores sobre a falta de pudor de seus procedimentos.

Confira abaixo, matéria publicada, ontem (04), pelo Correio Braziliense, entregando a transação, antes da partida em que o Botafogo venceu o Corinthians por um a zero:


Saiba como o presidente da Câmara dos Deputados convenceu o Corinthians a liberar o volante Jean para enfrentar o Botafogo neste domingo

Do CORREIO BRAZILIENSE

Por MARCOS PAULO LIMA

Dos três jogadores emprestados pelo Corinthians ao Botafogo, um deles, o volante brasiliense Jean, está autorizado a entrar em campo na tarde deste domingo, no Estádio Nilton Santos, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. O blog apurou que a liberação do volante de 24 anos foi obtida ao longo da semana em uma negociação nos corredores do Congresso Nacional, em Brasília, envolvendo o presidente da Câmara dos Deputados, o botafoguense Rodrigo Maia (DEM-RJ) e o parlamentar e mandatário do Corinthians Andrés Sanchez (PT-SP). A ideia era contar também com o lateral-esquerdo titular Moisés na partida de hoje, mas a diretoria do Timão só cedeu um.

Durante a semana, um membro da cúpula do Botafogo ligou para o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Entre uma conversa e outra com o parlamentar, o cartola falou sobre a 32º rodada do Campeonato Brasileiro e pediu uma forcinha ao poderoso torcedor assumido do clube de General Severiano. Reclamou que o técnico Zé Ricardo não poderia contar neste fim de semana com três jogadores emprestados pelo Corinthians: o zagueiro Yago, o lateral-esquerdo Moisés e o volante Jean. Além deles, o zagueiro Marcelo Benevuto e o meia-atacante Luiz Fernando cumprirão suspensão neste domingo.

Depois de explicar que o veto é uma cláusula contratual, o cartola do Botafogo tentou arrumar um “jeitinho brasileiro” de colocar ao menos um jogador em campo: o volante Jean ou o lateral-esquerdo Moisés. O dirigente sugeriu a Rodrigo Maia que tentasse convencer o colega deputado e presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, a liberar ambos para o confronto, ou, na pior das hipóteses, um deles.

Rodrigo Maia assumiu a missão. Telefonou para o mandatário do clube paulista e perguntou se Andrés Sanchez estava na Câmara. A resposta foi positiva. O presidente da Câmara convidou o cartola para encontrá-lo, sem comunicar, no entanto, o interesse do bate-papo.

Os parlamentares conversaram sobre assuntos genéricos. Conversa vai, conversa vem, Rodrigo Maia encaixou como quem não quer nada no bate-papo o assunto futebol. Falaram sobre o duelo do fim de semana entre os times do coração. Com o status de presidente da Câmara, O botafoguense Rodrigo Maia brincou. Sugeriu que o corintiano Andrés Sanchez autorizasse o desesperado Botafogo, ameaçado pela possibilidade do terceiro rebaixamento, a utilizar um dos três emprestados. Surpreso, o deputado-cartola respondeu que “tudo bem”.

Depois da costura política, o volante Jean entrará em campo neste domingo contra o Corinthians. Oficialmente, o Botafogo diz que o jogador conseguiu a liberação com a cúpula do clube paulista. Nos bastidores, porém, Rodrigo Maia é quem colocou o brasiliense em campo. Mais uma prova de que política e futebol tabelam — e muito — no Congresso Nacional.

Facebook Comments