Nos últimos meses, a FIFA iniciou discussões no intuito de regulamentar as transações de jogadores de futebol, desde a origem e destino dos pagamentos realizados entre clubes, até a limitação de percentual de comissionamento a empresários.

Cartolas, acostumados ao ambiente de nebulosidade, estão torcendo o nariz.

O Blog do Paulinho recebeu, dias atrás, cópia do TCC “Governança de FairPlay: sustentabilidade e capital humano no futebol”, da Fundação Getúlio Vargas, assinado pelos então alunos Bruno Costa, Domingos Torres e Francis Salgado.

A banca aprovadora aconteceu em 2014, e contou com a presença de membro da FIFA.

O documento, que foi selecionado à fazer parte da biblioteca da Fundação, parece ter servido de base para algumas discussões recentes da entidade, principalmente a que diz respeito à centralização de pagamentos de transações de atletas (clubes teriam que depositar e retirar valores na entidade, fortalecendo a fiscalização).

Há também uma proposta (explicada em detalhes) de valoração dos jogadores através de um sistema de moeda virtual, que flutuaria de acordo com o desempenho.

Concordamos com algumas ideias, discordamos doutras, mas, sem dúvida, trata-se de leitura bem interessante, que poderá ser conferida pelo leitor, na íntegra, ao clicar no link a seguir:

Governança de Fairplay

Facebook Comments