Advertisements
Anúncios

Corinthians, marketing e Universidade Brasil

Ontem, em ação de marketing disfarçada de notícia, diversos veículos importantes de comunicação deram como “novidade” informações requentadas sobre a parceria entre o Corinthians e a suspeita Universidade Brasil.

Falou-se da construção de um “campus” utilizando parte das instalações da Arena de Itaquera e também do Parque São Jorge.

O “primeiro ministro” do Corinthians, Luis Paulo Rosenberg, disse que, financeiramente, o clube não receberá grandes valores, mas terá enorme ganho em imagem.

Ninguém questionou sobre os problemas, vários, que cercam a Universidade.

A imprensa limitou-se a expor, sem acréscimo de informação, material cedido pelo clube, com as mesmas colocações e promessas de anos atrás.

O Blog do Paulinho relembrará detalhes deste negócio e da vida comercial da Universidade, para que o leitor não se deixe enganar pelas aparências.

Começaremos pelo episódio mais recente: a CBF rompeu contrato de publicidade com a Universidade Brasil, dias antes da convocação da Seleção Brasileira à Copa do Mundo, por “reiterada inadimplência”.

É pouco provável que se estivesse em condição financeira saudável a Universidade Brasil deixaria de figurar nos painéis do mais relevante e assistido torneio esportivo do planeta.

Voltando ao Corinthians, à época da assinatura do contrato de parceria, fonte de mercado revelou ao blog que Rosenberg e Andres Sanches, durante a gestão Roberto Andrade, insistiram no negócio (apresentado a eles pelo então conselheiro Osmar Basílio), e que, pelo trabalho, teriam levado 20% de comissão, pagos, em disfarce, à intermediária tratada como oficial da transação, que sequer teria participado das reuniões.

Trata-se da Brazilian Sports Management Consultoria Esportiva Ltda, que, em verdade, atua no ramo de cosméticos, denominada “Egydio Zeppelini Junior Representações Ltda”, fundada em 1998, mas que teve o objeto social e o nome alterados, convenientemente, quatro meses antes do acordo fechado com o Corinthians.

Seu proprietário é o associado do Palmeiras, Cesar Zepellini (parceiro comercial de Luis Paulo Rosenberg no período em que este cumpria punição de oito anos inativo no mercado, por participação na fraude do banco Panamericano) membro da Chapa Academia (que concorreu ao conselho palestrino), mentor do sistema financeiro (criação de um Fundo) que orquestrou o empréstimos do ex-presidente Paulo Nobre ao Verdão.

A Universidade Brasil, que tem o empresário Fernando Costa (dono da UNIESP) como proprietário, foi criada somente em 12/09/2016, sob CNPJ 58.252.636/0001-00, sendo estranho que, diante doutras instituições mais antigas do grupo, tenha sido a escolhida para patrocinar não apenas o clube de Parque São Jorge, mas também a CBF.

Boa parte de seus cursos não possuem reconhecimento oficial.

Além das ações judiciais vigentes, que remetem à fraudes ligadas ao FIES, existem também diversas outras, inclusive a proibição de utilizar-se do termo “Universidade”, indevidamente grafado em nome de instituições que são apenas “Faculdades”.

Sem contar os diversos descumprimentos de TACs com o MPF e as pendências financeiras, milionárias, com fornecedores de serviços.

No link a seguir, o leitor poderá baixar um desses Termos de Ajuste de Conduta, que detalham bem os desvios de conduta da UNIESP:

TAC – MPF

Abaixo, outro TAC descumprido, desta vez com a AGU:

parecer_n-_13-2014-depconsu-pgf-agu

Fernando Costa e sua UNIESP foram investigados, também, em CPI aberta pela Assembléia Legislativa de São Paulo.

O patrocinador do Corinthians foi um dos que assinou manifesto em desagravo à prisão do corrupto petista José Dirceu:

Manifesto José Dirceu – pt

O deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL), recentemente, acionou o MPF e a Polícia Federal, além do TCU e do MEC, para que retomem as investigações sobre crimes cometidos pela UNIESP, dona da Universidade Brasil, após a instituição, mais uma vez, ter descumprido TAC firmado em 2013.

A iniciativa é resultado de reunião do Conselho Nacional de Defesa Acadêmico (CONDAC), em que dezenas de alunos e ex-alunos da entidade, reunidos com o parlamentar, acusaram-na de reincidir no crime de estelionato.

Advertisements
Anúncios

Facebook Comments

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: