Do JORNAL DO BRASIL

Por RENATO MAURÍCIO PRADO

O presidente do Conselho de Administração do Flamengo Bernardo Amaral fez, no último dia 20, uma convocação do órgão que dirige para discutir, no próximo dia 26, às 19 horas, na sala Moreira Leite, na sede da Gávea, a aprovação de um empréstimo de R$ 20 milhões junto à instituição financeira Banco Daycoval S.A (???), dando como garantias os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de 2019 a 2024!

Espera, espera, espera… Para tudo! Estou ficando maluco ou o clube não deveria estar nadando em dinheiro, após vender Everton, Jonas, Vizeu, Vinícius Jr. (cai agora a terceira e última parcela de 15 milhões de euros) e receber, enfim, o dinheiro do Brocador? Como precisa recorrer a empréstimos, pagando juros bancários (sempre elevadíssimos) e tendo ainda que penhorar as cotas de TV dos Brasileiros dos próximos seis anos?

A administração Bandeira de Mello não é exemplar, em termos financeiros? O presidente e seus pares não são gênios da economia? Que raio de empréstimo é esse? Desde o início da gestão do atual presidente (há cinco anos e meio), o departamento de futebol gastou, entre salários e contratações, R$ 1 bilhão (número dos balanços oficiais). Para ganhar uma Copa do Brasil e dois Carioquinhas. Que custo benefício, hein?

Só falta agora se descobrir que a propalada administração modelo nas finanças não passou de um factoide. Em tempo: e que não me venham com a desculpa esfarrapada de problemas de “fluxo de caixa”. Saber administrar bem o fluxo do dinheiro é básico e fundamental no beabá de economia.

Facebook Comments