Por mais paradoxal que o título desta postagem possa parecer, trata-se da mais absoluta realidade.
Ao negar o HC impetrado pela defesa do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, sob argumento de que o STJ baseou-se em decisão do Supremo ao orientar prisão do petista após segunda instância (em verdade, o entendimento, além de anticonstitucional é facultativo, não obrigatório), o STF rasgou a Constituição, mas, de fato, fez Justiça.
Os ministros decidiram, por seis votos a cinco, que “Luladrão” (apelido pelo qual o político é tratado por parte da população brasileira), condenado a doze anos e um mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, passará uma temporada na cadeia.
Talvez, à princípio, não muito (especula-se cinco meses) – o STF promete acelerar a mudança do entendimento para fazê-lo cumprir, novamente, o que prevê a carta magna do país, ou seja, considerar culpado apenas condenados com processo transitado em julgado – mas o suficiente para a desmoralização.
Lula, por mais que se minta por ai, também está inelegível.
Fez-se justiça, apesar das linhas tortas, porque, de fato, não há como desmentir a participação do líder petista nos principais esquemas de corrupção que cercaram o governo nos anos que culminaram no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.
Aliás, não seria de hoje, segundo relatos de diversas fontes, que Lula praticaria a corrupção, originária de décadas atrás, quando este ainda era dirigente sindical e comercializaria greves com montadoras de automóveis.
Escapou à época e por anos a fio da punição.
Desta vez parece que boa parte do restante de sua vida ocorrerá atrás das grades.
Se num primeiro momento a prisão promete alguns lampejos de liberdade – se o STF voltar atrás, Lula sai da cadeia, mas retornará após julgamento dos recursos – com o volume de ações criminais a que responde, quase todas vinculadas, o que aumenta a potencialidade de condenações, chegará o instante em que o ex-presidente permanecerá preso, tudo indica, por mais de uma década (no mínimo).
O Mito, que poderia viver de glórias tamanho era o apoio popular que possuía, apesar de avanços da área social quando governante, tornou-se o “minto” ao aproveitar-se do “pano” das conquistas para benefício próprio e de sua “companheirada”.
Traição imperdoável a quem, fora do esquema, nele confiou.
Que a justa prisão sirva de exemplo para que outros mais, de todos os partidos, sejam encarcerados se ousarem, como fez Lula, roubar a população.
Por fim, precisamos nos atentar a perigo de um STF que ultrapassou suas atribuições, legislando (função de parlamentares) quando tinha apenas que fazer valer a o que prevê a Constituição (mesmo em contrariedade à vontade popular)
Instado por uma mídia cada vez menos informada, quando não manipulada, o povo pressionou o Supremo (o que facilitou a vida de alguns ministros inconfiáveis), quando os verdadeiros responsáveis pelo fato da legislação facilitar a vida de bandidos são os deputados, que, neste episódio, espertamente, aderiram, sem “colocar a mão na massa”, ao discurso das ruas, para depois, dentro de suas atribuições no Congresso, trabalhar pela manutenção da impunidade.
Votaram à favor da prisão imediata Lula: Edson Fachin, relator do processo Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux e Cármen Lúcia, presidente do STF.
Votaram contra a prisão imediata de Lula: Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Celso de Mello, Marco Aurélio Mello e Ricardo Lewandowski
abril 5, 2018 às 8:30 am
Surtam os esquerdopatas, que não querem enxergar, afinal, vão ter que procurar emprego, a mamata acabou!!! Agora pergunto, como podem não enxergar isto:
1 – Maior corrupção da história, Petrobrás destruída
2 – Maior crise econômica da história, com fraudes em balanços, as famosas pedaladas
3 – A “senhora” de Lula quem coordenou a reforma no triplex, porque faria isso se não era dela?
4 – “Cadê as provas??? Não tem escritura!!!” – uai, se tivesse escritura não seria ocultação de patrimônio, onde que desenha?
5 – Como explicar o enriquecimento de todos os filhos de Lula, assim como da filha de Dilma???
6 – e o BNDES? Construímos portos, aeroportos, e um monte de coisas em Cuba, Venezuela, etc.. Dinheiro caloteado que não volta mais!!! Aliás, volta sim, na forma de propina nas contas do PT e seus corruptos aliados.
7 – Xiiii, isso vai longe, melhor parar por aqui …. vou trabalhar …
Como pode alguem ainda acreditar que “Lula é inocente?”
abril 5, 2018 às 3:02 pm
Existe uma famosa frase, de uma famoso jurista que diz: “Enquanto nas leis e no Direito se encontrar a JUSTIÇA,, defensamos as leis e o Direito. Mas, se um dia o Direto e as Leis não trouxerem justiça, FIQUEMOS DO LADO DA JUSTIÇA”
Luladrão ser preso é JUSTIÇA sendo feita, do contrário seria se apegar a leis que trazem injustiça e por isso são podres…
No mais pergunto ao Paulinho: O que acha de seu ídolo, Kfouri, por cegueira ideológica (patológica) e fanatismo, defender Lula? Será que alguém que age assim já não teve seu caráter afetado pela paixão partidária ideológica?
abril 5, 2018 às 5:53 pm
Já que é anti constitucional prender alguém CONDENADO em 2 instância que cometeu um crime, então segundo a visão de alguns jornalistas, vão ter que soltar todos os assassinos, estupradores, sequestradores e etc. que estão presos e condenados em 1ª instância Brasilzão afora, pq nossa carta magna vem sendo desrespeitada por muitos delegados e juízes, e há muitos “inocentes” presos.
Parece que o juridiquês de botequim tomou conta de alguns jornalistas no Brasil, se não há nenhuma lei que permite a prisão do luLADRÃO em 2ª instância, tbm não há nenhuma que impede de prende-lo.
abril 6, 2018 às 7:04 am
Tudo, obviamente, sem provas contundentes. Enquanto isso, aquele helicóptero, cheio de cocaína, cai no esquecimento. Republiqueta de bananas chamado Brazil.