O Blog do Paulinho “maratonou” os oito episódios da nova série brasileira, exibida pelo Netflix, nomeada “O Mecanismo”, mais um trabalho com o selo de qualidade “José Padilha”, o mesmo nome por detrás dos ótimos “Tropa de Elite” e “Narcos”.
Trata-se de obra imperdível !
Padilha arrebenta com todos os protagonistas da enlameada política que infelicita o país, desde os gestores do Governo (a primeira temporada tem Dilma Rousseff no poder), passando pelos malandros da “oposição”, sem aliviar, também para PF, MPF, STF e até o juíz Sérgio Moro -retratado como vaidoso.
Impagável a comemoração dos políticos presos, na Papuda, ao descobrirem que seus inquéritos foram parar no Supremo.
Para fugir de processos e poder pesar a mão na medida necessária, todos os nomes de personagens e instituições foram trocados, mas são absolutamente identificáveis na história, interpretados que foram, propositalmente, de maneira caricata.
O “Lula” do filme é um “criminoso malandro” (mostrado, inclusive, em visita ao famoso “triplex”), Dilma, conivente, mas também “corrupta”, Temer, “conspirador”, Aécio, tratado, literalmente, com a palavra “bandido”, os chefões da PF mais atrapalham do que ajudam nas operações de abnegados delegados, além do MPF, que surge como “topa tudo” pelo holofote e pelas delações premiadas.
Destaque especial ao personagem que remete ao juíz Sergio Moro, à princípio relutante, mas, após perceber no que se transformaria, ao país e a si próprio (que seria tratado como herói) adere gradativamente à “Lava-Jato”, para depois protagonizá-la da maneira que conhecemos.
Roubam a cena, também, o doleiro Alberto Yousseff e empresário Marcelo Odebrecht, apresentados como gangsters perigosos.
Enfim, vale a pena emprestar algumas horas do dia para conhecer, mesmo que com claras licenças artísticas, detalhes da história da “Lava-Jato”, contados por uma série que trata, sem medo, todos os “protagonistas” com a falta de respeito necessária.
Em tempo: estar bem informado sobre os acontecimentos que embasam a série garante uma melhor experiência (como a identificação de personalidades e fatos apenas sugeridos).
Facebook Comments