Comitê de treinadores leva propostas à diretoria da CBF (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Ontem, os principais treinadores do pais reuniram-se, na sede da CBF, para discutir mudanças na profissão, entre as quais limitação para troca de técnicos por clubes durante a temporada (no máximo uma demissão).

Tite, Falcão, Zico, entre outros nomes, nem todos com boa fama, sentaram ao lado de Marco Polo Del Nero, procurado pelo FBI pela prática de corrupção.

O erro é evidente: buscar melhorias em local inadequado, pautado em atender os interesses dos cartolas, nunca o de profissionais do futebol.

Para mudar, faz-se necessário que os próprios treinadores comportem-se, alinhadamente, com dignidade, colocando em prática o que propuseram na CBF, denunciando e recusando-se a trabalhar em clubes que descumpri-las.

Eis a questão: boa parte dos que lá estavam, apesar de discursarem por mudanças, são pilares do atraso e da sacanagem instituída, oferecendo-se para o lugar de quem está empregado, fomentando imprensa para derrubada do companheiro, aceitando, por vezes, qualquer condição de trabalho, entre as quais divisão de lucros com dirigentes.

Entre os decentes, convenhamos, há de se ter limites até para a inocência.

A reunião com a cúpula da CBF serviu apenas aos interesses da entidade, colando em Marco Polo Del Nero a imagem de pessoa aberta ao diálogo, o que, todos sabem, não trata-se de verdade, sendo bem ruim à imagem de muitos que, diferentemente dele, possuem histórico de comportamento íntegro no esporte.

Facebook Comments