A política brasileira divide-se entre ladrões e os não investigados

ADCU258  BSB -  16/4/2015  - DILMA / EXERCITO -  POLITICA - Presidenta Dilma Rousseff cumprimenta o presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha durante as comemorações do Dia do Exército e imposição das medalhas da ordem do mérito militar, no QG do Exército no SMU, em Brasilia.  FOTO: ANDRE DUSEK/ESTADAO

Eduardo Cunha e Dilma Rousseff

Reflexo de uma população que tem a corrupção enraizada em sua cultura, os políticos brasileiros, com imperceptíveis exceções, em regra tem como objetivo principal tirar vantagem do poder.

A impressão que fica é de que dividem-se em duas categorias: ladrões ou não ainda investigados.

Ontem, por exemplo, caiu o terceiro Ministro do Governo Michel Temer, que também é acusado, em delação, de receber propina de empreiteira.

O Presidente, encarcerado pela obrigatoriedade de trocar favores, sequer foi capaz de medir as consequências, que, em lógica, impediriam qualquer mandatário sensato de configurar um Ministério composto por investigados da “Lava-Jato”.

Desde sempre, lamentavelmente, roubar é prática corriqueira na política nacional.

É bem verdade, e até por isso ocorreu o levante que tratou de destituir o último Governo, que o PT organizou, como nunca houvera acontecido antes, os assaltos ao bolso da população, que antes eram fruto de pequenos esquemas, quase sempre isolados.

Com Lula e Dilma os focos de corrupção arrecadavam as propinas e enviavam-na para o comando central (o Partido dos Trabalhadores) que decidia, quase sempre pela hierarquia, a divisão de valores.

Entre os recebedores, conforme comprova a Polícia Federal, além dos petistas, figuravam também os partidos aliados, entre os quais o PMDB, que decide, pelo menos nos próximos dois anos, os caminhos da política nacional.

Não há como a população escapar, momentaneamente, dos assaltos que ainda estão por vir.

Somente, a longo prazo, com a mudança de comportamento do brasileiro, que precisa pensar no coletivo antes de tentar beneficiar-se a qualquer custo, do sistema política atual, facilitador dos desvios de conduta, além da conscientização política da importância do voto e de não utilizá-lo para reeleger notórios criminosos podem iniciar uma ainda improvável onda de moralidade, ética e decência, reiteramos, nunca vivida neste país.

Do contrário permaneceremos reféns dos corruptos atuais e dos que aparecerão, em breve, como “salvadores da pátria”.

Advertisements
Anúncios

Facebook Comments

Esta entrada foi publicada em Sem-categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

6 respostas para A política brasileira divide-se entre ladrões e os não investigados

  1. Paulinho, independentemente da sua posição política da qual eu respeito, você pelo menos era um dos poucos coerentes, mas neste texto você deixa a paixão tomar conta. Quando diz que a corrupção do governo anterior beneficiava também os aliados, você dá a entender que apenas a base petista era corrupta, veja as delações envolvendo principalmente PSDB, DEM e PSB, o neto do Tancredo é o campeão, só pra citar um exemplo. O brasileiro é corrupto por natureza, os políticos são pessoas da nossa sociedade, quem entra na política já entra com esse interesse, tiraram o PT sob o pretexto da acabar com a corrupção, na prática foi pra mudar de mão. A lista da Odebrecht é de 1980, não podemos ser superficiais se quisermos realmente mudar algo na nossa política…

  2. Concordo com o comentário do Chrys, dizer que antes eram apenas pequenos esquemas quase sempre isolados é muita ingenuidade.

  3. Alessandro H.R. disse:

    Esse pessoal q torce para o PT como se fosse um time de futebol são estranhos, de uns 30 dias para cá, coincidemente após o Temer assumir o governo, estão com problema de amnésia!

    Quem estava no poder durante esses 13 anos ?
    Quem era os aliados do PT durante 13 anos de governo petista ?
    Quem colocou os aliados estrategicamente para fazer as maracutaias durante os 13 anos ?

    ae chegamos na ultima pergunta e mais importante, quem era de fato os mentores desse sistema corrupto q se apoderou e aparelho tudo q pode no Brasil ?

    PMDB, PP, p sei lá do q, são praticamente tudo corruptos, se roubaram tem q ir pra cadeia, mas tá mais claro q cristal nos depoimentos da lava jato, q os chefões do PT era os mentores, eram quem organizavam e chefiavam tudo, nada escapava, nada era feito sem a ordem deles.

    Nunca se roubou tanto nesse país, se chegou nesse ponto é pq teve a complacência do governo, e quem era o governo durante esses 13 anos ??

    é muito cara de pau neguinho querer justificar q brasileiro sempre foi corrupto, pra tentar limpar a barra de uma quadrilha de bandidos!

    Gentinha sem vergonha nenhuma na cara, fanáticos ideológicos, dissimulados, acha q todo mundo é palhaço, só sabem sabotar o Brasil, vivem de causas e espalhando o ódio em todas as classes, se acham intelectuais mas não passam de pseudos, se emporcalham na lama da hipocrisia e do estapafúrdio.

    Vão criar vergonha na cara

  4. tavares41 disse:

    Na verdade deveriam fechar o Congresso e a Camara Federal sao todos uns corruptos!!!!!!!Bandidos sim!!!!!!

  5. Alessandro, qual comentário aqui tenta limpar barra de PT? Vc só usou de falácias no seu comentário. O Lula e o PT foram a maior decepção que tive em questão de política, mas não foram eles que implantaram a corrupção no país. Acorde criança, ou assuma que vc sim está puxando o saco tucano.

  6. Alessandro H.R. disse:

    agnosticuzinho

    só por ter me ofendido de “tucano” já sei q vc é petista, mas deve estar com vergonha de assumir depois das burradas do seu partidinho mequetrefe formado por bandidos!

    Meu caro, não torço por partido nenhum, não sou tucano, pmdebista, muito menos esquerdista, torço pelo Brasil!

    Esquerdista salafrário sempre vem com essa desculpa esfarrapada de q corrupção já existia antes do PT, vcs sempre falam o óbvio pra sair pela tangente, é típico dos esquerdopatas, pra tentar sim justificar a sujeira q fizeram, no mínimo deve ser esquerdopata adorador do PCdoB, PSOL, PDT e outras tranqueiras de esquerda.

    todas as esquerdas são a escória do Brasil, não pior, do mundo! Apenas sabem sabotar o nosso país. Gentinha sem o menor pudor, nunca tiveram vergonha na cara, demagogos, hipócritas

    Enfim, são a ralé do mundo!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.