Lula ignora apelo de Andres Sanches

O ex-presidente do Corinthians, Andres Sanches, foi operado, há três dias, no Hospital São Luiz, em São Paulo, de uma hérnia que há tempos lhe incomodava.

Porém, de maneira estranha, foi parar na UTI, com complicações relacionadas à alterações de pressão arterial.

Talvez, uma visita de seus advogados, dias antes, ao GAECO (Grupo de Apoio e Repressão ao Crime Organizado) possa explicar o ocorrido, ocasião em que retiraram cópias de um inquérito que investiga suposta lavagem de dinheiro do dirigente, e também de seus parceiros, em transações com jogadores de futebol.

Uma “hérnia” moral que, sem dúvida, deve ter contribuído, junto com o medo de ser descoberto, para agravamento de seu quadro clínico.

O Blog do Paulinho acompanha as investigações desde o final de 2011, quando a Polícia Federal, por intermédio da Delegada Dra. Sandra Cassia Cardoso enviou, no dia 20 de dezembro, ofício ao GAECO para que se investigasse os possíveis crimes cometidos por Andres Sanches.

Daí por diante as investigações, ainda sob sigilo, ficaram a cabo da Promotora Dra. Sandra Rodrigues de Oliveira, no Procedimento nº SIS MP 38.0148.75/12.

Desde janeiro de 2012, portanto, o GAECO tem realizado um trabalho de quebra cabeça para desvendar os caminhos das negociatas denunciadas.

São dezenas de documentos, áudios, matérias da imprensa, que estão sendo analisados para que se possa tentar encontrar caminhos que levem ao indiciamento dos culpados, que, por motivos óbvios, evitam deixar rastros.

Este jornalista deu seu depoimento às 14h. do dia 10 de janeiro de 2013, e confirmou todas as informações publicadas no Blog do Paulinho, colocando-se ainda à disposição para esclarecimentos futuros e envio de documentação que, por ventura, possa surgir durante o inquérito.

O empresário de jogadores Dimitris Tzalas, o Grego, um dos denunciantes de Andres Sanches, após ser pressionado pelos incomodados, não atendeu ao chamado do GAECO, está em local incerto e não sabido e pode, em sendo encontrado, até ser conduzido coercitivamente para depor.

Outros mais serão chamados, numa lista que inclui empresários, dirigentes, jornalistas e ex-jogadores.

No início da semana, quem depôs foi o empresário Delci Sonda, do grupo DIS, que falou sobre a transação do jogador Souza, em que foi “furado” pelo grupo de Carlos Leite, empresário do então treinador alvinegro, Mano Menezes,.

Na ocasião, Sonda deixou clara sua indignação, afirmando ter sido passado para trás por um esquema que tratou como se fora criminoso, implantado no departamento de futebol do Corinthians.

Antes dele, uma jornalista que trabalhou para a publicação mineira “Bola e Batom”, da qual o dirigente alvinegro era sócio oculto, deu o nome de atletas da base corinthiana que seriam ligados a Sanches.

Depois de tantos depoimentos, alguns que não revelaremos, por enquanto, as investigações chegaram aos ouvidos do ex-presidente do Corinthians, e de outro investigado, o assessor de Kia Joorabchian, o “jornalista” Oliverio Junior, que solicitaram as cópias dos procedimentos.

Cabe agora, depois de quase dois anos de Polícia Federal e Ministério Público, que a imprensa seja vigilante com as movimentações de poder que tendem a pressionar o trabalho da promotoria.

Não será nada fácil lidar com essa gente daqui por diante.

Por isso, torcemos pelo pronto restabelecimento de Andres Sanches, para que possa responder por seus atos, na medida exata do que exige a legislação penal brasileira.

ABAIXO DOCUMENTO DA POLÍCIA FEDERAL SOLICITANDO INVESTIGAÇÃO DO GAECO

gaeco andres (2013_03_07 19_30_38 UTC)

NOTIFICAÇÃO DO GAECO CONVOCANDO ESTE JORNALISTA PARA DEPOR NO REFERIDO INQUÉRITO

N O T I F I C A Ç Ã O

Ao senhor Paulinho

 

Com fulcro no artigo 129, inciso VI, da Constituição Federal e no artigo 26, inciso I, alínea “a”, da Lei nº 8.625, de 12 de fevereiro de 1.993, NOTIFICO  Vossa Senhoria para que compareça neste GAECO (Rua Riachuelo, 115, 12º andar, Centro/SP Tel. 9119-9903/9975-Cep: 01007-904), munido de documento de identidade, no dia 10 de janeiro de 2013, às 14:00h, para prestar esclarecimentos relativos ao Procedimento nº SIS MP 38.0148.75/12, sendo facultado o acompanhamento de advogado.

Caso o senhor não puder comparecer nesta data favor entrar em contato com Edna -Oficial de Promotoria Tel 3119-9975  para que possamos agendar nova data. Caso contrário, somente confirmar o recebimento deste.

São Paulo, 10 de dezembro de 2012.

                       SANDRA RODRIGUES DE OLIVEIRA

                       Promotora de Justiça do GAECO

Facebook Comments