Advertisements
Anúncios

Lobão tem absoluta razão sobre Mano Brown e Racionais MCs

O cantor Lobão foi um ícone do rock brasileiro nos anos 80, com letras corajosas e musicalidade inconfundível.

Ajudou, assim como Cazuza, entre tantos outros, a moldar boa parte do pensamento daquela geração.

Foi o período mais criativo do rock nacional, época em que as letras das músicas tinham o que dizer, e representam, em grande parte, angustias e desejos de quem lutava contra um sistema que, logo depois, deu lugar à democracia.

Por outro lado, Lobão também errou – não sozinho, num ou outro posicionamento, principalmente os que induziam favoravelmente para o consumo de drogas.

Mas, a bem da verdade, manteve, até nos equívocos, a coragem, chegando a compor um belíssimo disco, ainda numa de suas passagens pela cadeia.

Décadas depois, ontem, em entrevista à FOLHA, Lobão voltou a falar, novamente sem ser politicamente correto, acertando e errando bastante, sobre diversos assuntos.

Mas seu maior acerto, indubitavelmente, foi desmistificar a banda Racionais MCs, símbolo da criminalidade, que tem o vocalista Mano Brown, violento “ídolo” dessa gente, tratado por boa parte da mídia como defensor dos mais pobres.

Não é.

Nunca foi.

Pelo menos não daqueles que prezam pela vida com dignidade e honestidade.

Brown, como relatou com brilhantismo Lobão, sempre foi massa de manobra não apenas do PT, mas também de diversas facções criminosas ligadas ao narcotráfico, entre outros crimes, de semelhante gravidade.

Soube manobrar, como poucos, os anseios de um povo sofrido, que enxergava no cantor uma espécie de voz contra o sistema, sem saber de sua estreita ligação com aqueles que dizia combater e desmascarar.

Além disso, tratava o mundo do crime com o glamour dos contos de Sherwood, levando os menos dotados a acreditarem que a solução contra os políticos e “opressores” era retribuir com criminalidade.

Uma distorção suja, imoral e que deveria ser combatida, nunca exaltada.

Confira abaixo duas declarações de Mano Brown a TV Cultura, que tratam por dar ainda mais razão a Lobão, que, reitero, foi absolutamente infeliz ao tratar de diversos assuntos em sua entrevista, principalmente a visão sobre o período de ditadura, mas acertou na mosca ao se referir ao Racionais MCs.

Razão pela qual já está sendo ameaçado pelos seguidores da bandidagem e também pelos “trollers” de plantão, ligados ao Partido dos Trabalhadores, aquele mesmo que tem como símbolo máximo o braço curto, que pouco ou quase nada travalhou.

MANO BROWN SOBRE LULA E O PT

“É, eu gosto do Lula, sou eleitor do Lula, apóio o Lula, falo bem do Lula em qualquer lugar e não espero benefício por isso.

Não conto com benefício do Lula ou que venha do PT.

Se vier, firmeza, mas eu não espero por isso.

Eu acho que o Lula é um cara que veio de baixo, certo?

Ele sabe que dar a cabeça dos amigos dele para os inimigos, ele não vai dar.

Ele vai esperar a justiça se fazer por conta própria.

Ele está se posicionando certo.

Acho que não é da índole dele entregar um amigo dele que deu mancada, entendeu?

Ele não faria isso.

Ele sabe o que é que é isso.

Ele não faria isso.

Agora, ele vai deixar descobrir.

Se descobrir, é pau no gato, é lamentável.

MANO BROWN SOBRE O MUNDO DA CRIMINALIDADE

Eu chego a dizer que eu nem considero ele [o ladrão] desonesto.

Diante da realidade e das armas que eles têm pra lutar, das armas que eles aprenderam como meio de sobrevivência, eles são honestos.

Eu tenho certeza de que, com os parceiros deles, eles são honestos; com a família deles, eles são honestos; com os mano que tá preso, eles são honestos, tá ligado?

Eles são honestos com quem é honesto com eles.

Quando você fala que um assaltante de banco é desonesto, você tem de olhar para a sociedade… se a nossa sociedade é honesta.

Eu costumo falar para os mano, quando a gente tá conversando, que a nossa sociedade é criminosa, é omissa; ela é cega quando quer, surda quando quer.

Omissão é crime.

Na categoria de criminosos, tá todo mundo na mesma, é igual.

Advertisements
Anúncios

Facebook Comments

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá, seja bem vindo ao Blog do Paulinho ! Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e denúncias. Todas as mensagens serão lidas
%d blogueiros gostam disto: