Após as justas punições impostas a Corinthians e São Paulo pela CONMEBOL, chegou o momento dos clubes brasileiros se posicionarem contra outras barbaridades cometidas em torneios geridos pela entidade.

Seja a Copa Libertadores ou mesmo a Sul-Americana.

Sim, porque se realmente é inadmissível que dirigentes alvinegros continuam se amasiando com criminosos organizados, financiando o horror que se viu em Ururo, ou seguranças de um clube agridam jogadores da equipe adversária, fato ocorrido no Morumbi, há diversos outros casos, também graves, que precisam ser coibidos.

Quem garante que, nas cobranças de escanteio frequentemente cercadas de escudos policiais nos mais diversos chiqueiros da América, tratados como estádios em alguns países, não poderiam ocorrer até mortes de jogadores de futebol, atingidos, sei lá, por objetos e fogos lançados dessas arquibancadas ?

Ou que os mesmos atletas sucumbam perante a desumana prática de realizar partidas em regiões de extrema altitude ?

A CONMEBOL que, repito, acertou nas recentes punições, por sinal, ainda brandas, não pode fechar os olhos para os absurdos que ocorrem em seus torneios há tantos anos.

Os brasileiros, argentinos, uruguaios e demais prejudicados precisam se unir e exigir civilidade nas praças de atuação de suas principais equipes, ou então que se recusem a disputar os referidos torneios.

Somente com atitudes fortes as coisas mudarão, obrigando os pré-históricos países do continente, pelo menos no que diz respeito à organização esportiva, a se adequarem às normas básicas de segurança e respeito não apenas ao torcedor, mas também ao adversário.

Facebook Comments