Da FOLHA (de ontem)

Por JOSÉ ROBERTO TORERO

“A culpa é dos torcedores. Não se trata de uma questão futebolística, mas sentimental”

Fiel leitora, traidor leitor, o Corinthians é o mais amado e odiado time do futebol brasileiro. Nem o Flamengo, ainda o time de maior torcida no país, consegue ser tão polarizador como o time do Parque São Jorge. Ou do Itaquerão.

Eu vos pergunto: Por que isso acontece?

E eu vos respondo: Não sei. Mas desconfio de algumas raízes e razões.

Primeiramente, é interessante notar que seus três adversários estaduais têm o Corinthians como maior rival.

No caso do Santos, creio que a adversariedade (como diria Tite) nasceu depois do jejum de 11 anos em que o Corinthians não ganhou do time da Vila no Campeonato Estadual. O clube paulistano foi a maior vítima de Pelé. Logo, quando passou a ganhar do alvinegro praiano, isso soou como uma insubordinação. “Eles não eram nossos fregueses? Que história é essa de ganhar da gente agora?”

Com o São Paulo, a questão é bem mais recente, coisa de uns 20 anos para cá. Quando o Tricolor começou sua ascensão com Telê, tornando-se o melhor time da cidade, passando a ser um assíduo frequentador da Libertadores e ganhando títulos planetários, sua torcida cresceu rapidamente, passando a do Palmeiras. Daí, nada mais natural que a torcida emergente passar a ter por inimiga a torcida majoritária.

Quanto ao alviverde imponente, é uma história mais longa, que começa já na sua fundação, pois vários italianos abandonaram o Corinthians para fundar o Palestra Itália. A oposição deve ter aumentado com a rivalidade entre as colônias italiana e espanhola, e foi fermentada por vários torneios e jogos memoráveis. Já em 1922 e 1923, o Corinthians foi bicampeão paulista, e o Palestra, dolorosamente, bivice. Depois disso, o Corinthians deixou o Palmeiras como vice estadual mais seis vezes, levando o troco outras seis. E houve, é claro, os dois confrontos pela Libertadores decididos nos pênaltis.

Mas acredito num motivo além do esportivo. Numa “culpa” da própria torcida, e não apenas do clube. É que, enquanto os outros torcedores dizem que seus times são os melhores, os corintianos dizem que não apenas têm o melhor time, mas, principalmente, que são eles mesmos os melhores e mais apaixonados torcedores.

Ou seja, não falam: “Meu time é melhor que o seu”, mas sim: “Eu amo meu time mais do que você ama o seu”.

Não importa, e não sei, se é verdade ou não. O fato é que não há nada que provoque mais ira do que se colocar como superior aos outros. Ainda mais quando não se fala de futebol, mas de amor.

Facebook Comments