mstmorumbi

Por ROQUE CITADINI

http://blogdocitadini.blog.uol.com.br/

O SPFC está reclamando porque a FIFA ainda não analisou o último projeto enviado pelo Clube. Segundo os tricolores aí estaria a solução que faria calar os críticos da FIFA.

Fez bem a FIFA de condenar o Morumbi antes da última proposta. Porque o projeto para o estádio é um amontoado de sugestões, sem racionalidade.

É uma papelada imprestável, beirando a ilegalidade.

A FIFA quer uma área de 85.000m2 no entorno do estádio (O ESTADO DE S.PAULO, caderno Esportes, p.E-4, 10/9/9). O São Paulo teria arrumado 35.000m2 do Clube social (se é que isto é verdadeiro) e o restante trata-se de uma ocupação da Praça Roberto Gomes Pedrosa, em frente ao estádio, propriedade do Município e de uso comum do povo.

Seriam 48.000m2 ocupados, na calada da noite, sob o termo de “revitalização da Pça.Roberto Gomes Pedrosa” (conforme a FOLHA DE S.PAULO, caderno Esporte, página 2 de hoje, 10/9/9).

Não há lei autorizando a doação, não existe sequer um ato do Prefeito transferindo a parte da praça para o Clube. Aliás, tais atos seriam de questionável legalidade. É uma ocupação selvagem, promovida pelo comitê paulista da Copa do Mundo 2014. E querem, com esta proposta, cuja base é de todo equivocada, responder às exigências da FIFA.

A “revitalização” (ocupação pura) apresentada é uma agressão à Cidade, que diariamente assiste a pobres e favelados sendo agredidos e despejados de espaços públicos pela Polícia, com imagens que envergonham o Estado. A nova proposta são-paulina é, em primeiro lugar, um ato deprimente para a Cidade. Assim, o Dr.Caio Carvalho transforma-se numa espécie de “João Stédile do Largo S.Francisco”, promovendo ou incentivando um ato de inequívoca ilegalidade.

É certo que o São Paulo já andou ocupando terrenos públicos por aí, mas neste caso estamos diante de um escândalo de proporções desconhecidas.

O caminho deste novo projeto do São Paulo será o mesmo dos anteriores: o arquivo. E agravado pela razão de que a FIFA certamente não o acatará por motivo de indevida ocupação privada de um bem público.

Faz muito bem Juca Kfouri de ficar preocupado com um grupo que quer construir um estádio em São Paulo. Trata-se de gente da pior recomendação e, como ele mesmo diz, com a presença de alguns russos que infernizaram e ainda infernizam a vida do Corinthians.

Para levantar uma nova arena na Cidade a Prefeitura deve trabalhar com transparência e seriedade. Eventuais golpistas, que por aí circulam, terão dificuldades em um processo aberto e democrático.

O consórcio, que tem os russos náufragos do Timão, não perde tempo, pois já mantiveram contato até com dirigentes tricolores para reformar o Morumbi.

A FIFA pode desagradar a muitos, mas no episódio do Morumbi tem agido de forma correta, enquanto o tal comitê paulista da Copa deve explicações à Sociedade pelo que anda fazendo, inclusive esta promoção de ocupações de áreas públicas para sustentar seu projeto de salvação do estádio.

Facebook Comments