Edir Macedo

Leia abaixo a brilhante coluna de Sebastião Nery sobre os bandidos da IURD, comandados por Edir Macedo.

Estelionatários da Fé colocados em seu devido lugar.

Vale a pena conferir.

Por SEBASTIÃO NERY

Idalina trabalhava na casa de um medico em São Paulo. Durante  anos foi o anjo da guarda da família. Cuidava da limpeza, da cozinha e da roupa. E ajudou a criar os filhos que, como todos, a adoravam.

Um dia, muito sem jeito e com os olhos cheios de lagrimas, Idalina anunciou que ia embora. O medico, a mulher, os filhos, ficaram em pânico:

– O que é que aconteceu, Idalina? Algum problema? Salário pequeno? Vamos conversar. Quem sabe a gente aumenta seu ordenado?

– Não é nada disso não, doutor. É a igreja. Nós somos evangélicos, a nossa igreja transferiu meu marido para o Paraná e eu tenho que ir com ele.

“LEVANTADOR”

A família não entendia a inesperada decisão de Idalina :

– Seu marido é pastor?

– Não, doutor. O pastor é que vai nos levar com ele.

– Se seu marido não é pastor, pode ser substituído por outro.

– Não pode não, doutor. O pastor só confia em meu marido.

– O que é que ele faz?

– Ele é o “levantador”, o aleijado que levanta.

O marido de Idalina era o homem do “milagre”. “Aleijado”, o pastor mandava que ele se levantasse, ele se levantava. E estava feito o “milagre”.

PAES

Em outubro de 2005, passando por Lisboa, fui à embaixada do Brasil rever meu amigo o embaixador Paes de Andrade e almoçar com ele. Entrei na sala da secretária da embaixada, dona Joana, funcionaria lá há décadas,  para cumprimentá-la. Ela estava ansiosa, angustiada, fechou a porta :

– Doutor Nery, por favor, escreva esse nome aqui no computador. O embaixador me deu essa mensagem para bater e enviar, mas eu não posso escrever esse nome. É coisa do demonio e minha religião não permite.

– Que nome, dona Joana? Algum palavrão?

– Pior, doutor Nery. É esse aqui, que não posso repetir nem escrever.

IURD

E dona Joana apontou para as linhas finais, onde estava escrito :

– “IURD, Igreja Universal do Reino de Deus”.

Era apenas um telegrama do embaixador Paes à direção da TV Record em Portugal, que naquela dia estava oficialmente se instalando em Lisboa. No fim do telegrama, Paes também se congratulava com a Igreja Universal do Reino de Deus, que em Portugal é conhecida como IURD.

Sentei no computador, escrevi as duas linhas com as felicitações de Paes de Andrade também à “Igreja Universal do Reino de Deus”, a IURD, e enviei o e-maill. Para dona Joana, IURD é o nome de guerra de Satanás.

EDIR

Dois anos depois, em 2007, recebi em casa, aqui no Rio, uma intimação judicial de uma Vara Criminal de Recife. Pernambuco nunca me deu motivos de cometer crime. Pelo contrario. São anos de afeto e alegrias, escrevendo no venerando “Diário de Pernambuco”, principal jornal de lá e o mais antigo da America Latina, fundado em 7 de novembro de 1825.

Procurei logo a razão e o autor da ação criminal. Estava escrito no começo, em letras grandes : “Bezerra”. Eu não tinha nada com Bezerra nenhuma. Bezerras só as de minha infância, na saudosa fazendinha onde nasci, em Jaguaquara, na Bahia. Li com mais atenção, estavam lá, em letras miúdas, duas outras palavras, uma antes outra depois: Edir Bezerra Macedo.

BEZERRA

O “Bezerra” só podia ser ele, o chefe do pastor do “levantador” de São Paulo, marido da Idalina. O mesmo Satanás de dona Joana da embaixada de Lisboa. Por que ele me processava? Porque escrevi o obvio:

– “O Brasil tem o mais poderoso pequeno partido do mundo : o PRB, Partido Republicano do Brasil.  São cinco pessoas apenas, mas todas muito importantes e poderosas : um vice-presidente da Republica, José de Alencar. Um senador,  Marcelo Crivela. Um deputado federal, cujo nome não sei. Um deputado estadual, cujo nome também não sei. E o falso “bispo” Edir Macedo, que é o proprietário do partido”.

MACEDO

A “citação judicial” marcava uma “audiência de conciliação” para as 7 horas e 30 minutos de uma quarta-feira. Morando no Rio, trabalhando no Rio, para estar em Recife às 7 e meia da madrugada, certamente o Bezerra Macedo viria de Miami me pegar no seu jatão de 48 milhões de dólares, comprado com os dízimos suados de milhões de miseráveis roubados.

Fiquei esperando. Ele não veio. Eu também não fui. Também ele não foi. Não escrevi nada para não lhe dar ousadia. E a Justiça de Pernambuco, muito ajuizadamente, mandou o Bezerra da IURD fazer denuncia onde ele se diz “invencivel” e dona Joana sabe muito bem: no reino de Satanás.

QUADRILHA

Agora, o pais inteiro ficou sabendo que dona Joana tem razão. O juiz Gláucio Roberto Brites,da 9ª Vara Criminal de São Paulo, está processando o Bezerra da IURD por “formação de quadrilha e lavagem de dinheiro: 1,4 bilhões de reais por ano, 8 bilhões de 2001 a 2008, segundo informações do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), do ministério da Fazenda”. A denúncia foi feita pelos bravos promotores Everton Luiz Zanela, Fernanda Narezi, Luiz Henrique Cardoso Dal Poz e Roberto Porto.

Facebook Comments