Por CARLOS EDUARDO GIMENES DE MATOS

Caro governador José Serra:

Terminaram sábado, 25 de julho, os 53º Jogos Regionais da 5ª Região, sediados em Franca. O resultado não foi nada animador para aqueles que, assim como o senhor, apreciam o esporte. Parodiando um termo mais comum ao cinema do que ao esporte, diria que foi fracasso de público e de crítica. A presença de espectadores nas competições, infelizmente, quase que inexistiu. Motivos para isso, não faltaram.

Primeiro ponto a considerar foi o horário das disputas. Ocorreram somente nos períodos da manhã e tarde. Tudo bem, que estávamos em período de férias escolares, mas aqueles que trabalham ficaram privados de assistir aos jogos. Sinceramente, não vejo motivos para não haver competições no período noturno, principalmente aquelas que contaram com a participação da cidade-sede. Não há nada mais prazeroso do que encerrar o dia assistindo à prática de um esport e do qual gostamos. Não é assim com os jogos do seu Palmeiras, governador?

O segundo ponto está nas inúmeras divisões que criaram dentro dos Jogos Regionais. Nunca tive a oportunidade de acompanhar os jogos de perto. Sempre imaginei uma categoria só de disputa, assim como ocorre com os Jogos Olímpicos e Pan-Americanos. Mas não é assim. Existem a primeira e a segunda divisões das cidades participantes. Categorias de idade livre e sub-vinte e um. No atletismo e na natação ainda existe a categoria de pessoa sem deficiência e com deficiência (PCD). Isso fragmenta muito os jogos. O espectador fica confuso, pois não sabe qual categoria está em disputa.

O terceiro ponto é a comunicação, ou melhor, a falta dela. Os boletins informativos oficiais são divulgados pelo setor responsável com muito atraso. Isto dificulta em muito o trabalho da imprensa, a ponto de ser publicado um jogo somente com um adversário. O outro ainda não h avia sido divulgado oficialmente. Convenhamos, governador, não há torcedor/interessado que agüente!

Por último – quarto ponto – não há um quadro de medalhas oficial. A classificação é feita através de pontos. Existe algo mais sem graça? Os atletas lutam por medalhas, mas na contagem geral, o que vale são pontos.

Sabedor de seu interesse pelo esporte, haja vista o museu do futebol instalado no estádio do Pacaembu ter nascido de uma reunião organizada a pedido de Vossa Excelência, ainda quando prefeito da Capital, venho por meio desta carta, solicitar que o senhor repense a atual estrutura dos Jogos Regionais e saneie os pontos acima. Do jeito que vai, corremos o risco de ficar sem a competição, infelizmente. O papel e a caneta estão com o Senhor.

Obrigado pela atenção.

Um abraço.

 

Carlos Eduardo Gimenes de Matos, servidor público estadual e ainda esperançoso com os Jogos Regionais.

Facebook Comments