fiori 

FUTEBOL: POLÍTICA, ARBITRAGEM E VERDADE

Fiori é ex-árbitro da Federação Paulista de Futebol, investigador de Polícia e autor do Livro “A República do Apito” onde relata a verdade sobre os bastidores do futebol paulista e nacional.

http://www.navegareditora.com.br   Email: caminhodasideias@superig.com.br

apito

ÁRBITROS DE SÃO PAULO NO QUADRO NACIONAL

Conforme informação oficial, as Ceafs são responsáveis pela indicação dos árbitros para o quadro nacional, seguindo critério a CEAF-SP indicou os árbitros paulistas conforme ranking.

Para o ano 2.009 serão de dezenove o numero dos árbitros de São Paulo já computados os FIFA, ou seja, dezesseis + três = 19.

Observei que Flávio Guerra vigésimo e Guilherme Sereta vigésimo primeiro foram escalados pela CONAF, nada contra, considero-os árbitros promissores, principalmente Flávio Guerra, aponto somente o quebrar do afirmado.

Estou convicto que a CEAF-SP deveria indicar os árbitros que melhor média apresentaram durante o ano da disputa do nacional.

LEMBRANÇA

Gostaria de lembrar ao presidente da CONAF que estão em andamento os campeonatos brasileiros e suas respectivas séries, assim sendo, aguardamos a publicação oficial do quadro de árbitros e assistentes.

CEAF-SP

Marinho presidente da CEAF – SP poderia vir a publico e explicar por qual motivo deixou de noticiar a pontuação auferida por cada um dos integrantes da arbitragem de São Paulo.

Só o fez no primeiro ano de sua gestão, diga-se de passagem, atitude coerente.

BRASILEIRO

SÉRIE A

Atlético-MG x Santo André

Árbitro: Cláudio Luciano Mercadante Junior (PE)

Partida marcada por jogadas violentas praticadas pelos atletas de ambas equipes, foram dados nove cartões amarelos e um vermelho, todos justamente.

Santos x Corinthians

Árbitro: Leandro Pedro Vuadem (FIFA-RS)

Os órgãos de imprensa o enalteceram por deixar o jogo correr nas várias partidas que arbitrou, neste Santos x Corinthians demonstrou total falta de critério, em lances idênticos decisões diferentes.

No lance em que Jean zagueiro corintiano deu pontapé no santista Madson, ficou caracterizado o fraquejar de Vuadem na parte disciplinar.

Não concordei com a expulsão de Lulinha, rigorosa em comparação com algumas faltas proporcionadas pelos disputantes.

Conclusão:

O trabalho oferecido pelo árbitro Leandro Pedro Vuaden foi desprovido de critério.

São Paulo x Cruzeiro

Árbitro: Rogério Roman (FIFA-PR)

Três cartões amarelos para cada lado, mesmo assim, deixou de aplicar em faltas com maior gravidade.

Náutico x Fluminense

Árbitro: Wilson Luiz Seneme (FIFA-SP)

Seneme se mostrou oscilante, marcou faltas inexistentes, aceitou algumas reclamações, aos 44 minutos do segundo tempo, acertou ao marcar pênalti a favor do Náutico, cometido por Carlos Eduardo.

Barueri x Palmeiras

Árbitro: Paulo César de Oliveira

Não gostei da arbitragem, faltou critério em seu trabalho.

Aos 17 minutos de partida o defensor palmeirense Pierri cometeu falta dentro de sua área e Paulo César nada marcou.

Já aos 18 minutos Diego Souza praticou falta entre a linha intermediaria e a área grande do Palmeiras, ai Paulo César assinalou.

MUDANÇA DE COMPORTAMENTO

Quando iniciou na arbitragem Paulo César tinha conduta coerente, o tempo foi passando e Paulo César foi cedendo, com isto galgou admiração dos dirigentes.

Na atualidade percebo que Paulo César arbitra politicamente, não ouve, não vê e apela para o item interpretação proporcionado pelas leis do jogo, neste o bicho pega.

PAULISTÃO SÉRIE – A2

União São João x Sertãozinho

Árbitro:              Robério Pereira Pires

Assistente 01    Maria Eliza Correia Costa

Assistente 02     João Nobre Chaves

Este embate teve como fator principal determinar qual dos dois ganharia o direito de subir para a Série – A1

Os litigantes se portaram dentro dos limites da esportividade durante o decorrer da disputa.

DESTAQUE

O trabalho desenvolvido pelo árbitro e por seus assistentes foi determinante para o bom andamento da contenda.

Pós-encerramento alguns atletas e torcedores da equipe de Araras, tentaram enfeiar a conquista do Sertãozinho.

POLITICA

Com o confirmar das cidades que receberão as disputas durante a Copa de 2.014 políticos de todos os partidos, empreiteiros e fornecedores, esfregam suas mãos e mentalizam o volume de dinheiro que o poder publico aplicara na construção dos estádios e nas demais obras.

As máfias fazem suas contas no que concerne ao percentual que irão auferir com as maracutaias que serão aplicadas, o povo entorpecido pelo possível e temporal emprego aplaude sem pensar no amanha destes elefantes.

O país encontra-se bem-sucedido, temos hospitais, postos de saúde, escolas e todos os serviços, que são obrigação do poder publico.

Nossos habitantes se fixam nos locais de nascimento, nos mesmos a cultura local é respeitada e desenvolvida com atualização, terminou o inchaço das cidades, principalmente as do estado de São Paulo.

Com isto a migração foi contida, estamos no verdadeiro paraíso.

Ricardo Teixeira o “ilibado” será o grande arquiteto das obras.

Acorda, Brasil.

SP-05/06/09

As opiniões constantes neste espaço são de minha inteira e total responsabilidade.

Facebook Comments