Desconfie, Paulinho. Notícia plantada por Rogério Dezembro.
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O Palmeiras é gigante. Esteja bem ou ou não, a forma que for… Ou vc ama ou vc odeia. Quem ama dá ibope, quem odeia dá ibope. Palmeiras, a maior marca de 2008 !
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Imaginem então como seria se o Palmeiras tivesse um projeto de marketing, uma diretoria e não alguém “part time” cuidadando do seu marketing.
Na reunião do C13 em Brasilia na segunda não havia ninguém do Palmeiras presente….
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Faz todo o sentido, é só contar quantas vezes o Palmeiras foi citado pelos programas esportivos, especialmente para inflarem sua audiência criando factóides e polêmicas.
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E muito estranho.
Ano passado só se falava em Corinthians na segunda divisão!
Dava até raiva de tanto ouvir a palavra “segunda divisão”.
Eu queria esquecer isso, só queria ir ao estádio ver jogo, mas em todo lugar só se falava do corinthians e da ótima campanha NA SEGUNDA DIVISÃO.
Me lembro de pouquissimas capas de jornais falando do palmeiras, enquanto o corinthians era capa quase todos os dias…
Muito estranho.
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A porcaria em primeiro por um campeonato paulistinha?? ahahahahahahahahahahahaha……
ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaah… não consigo parar.. ahahahahaha..
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hahahahaha daqui a pouco enche lota de comentários das invejosas do Jd Leonor….
PALMEIRAS O CAMPEÃO DO SÉCULO XX
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Engraçado que essas notpicias o senhor Juca Kfouri não coloca em seu blog…
Neste caso, parabéns Paulinho pela imparcialidade!!!
Repare no Item “Novidades”, ta la: ” Informídia lança seu relatório anual de exposição da Série A do Campeonato Brasileiro 2004″
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Interessante. Só não consigo entender porque tendo toda esta exposição na mídia o Palmeiras não conseguiu reverter isto em patrocínio. Os valores deveriam ser o maior do mercado. Nem ao menos é o clube com maior aparição nos canais de televisão. Os jogos transmitidos do Palestra dão audiências pífias. Foi considerado o Brasil todo? Porque no Norte-Nordeste o Palmeiras não tem penetração. Vale a pena discutir estes dados. Percepção é uma coisa e realidade é outra. Porque a Rede Globo trata de forma diferenciada Flamengo-Corinthians-São Paulo e não inclui o Palmeiras? Tem boi nesta linha.
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Não adianta ter o maior patrocínio, a marca mais valorizada se não se sabe (ou se sabe) o que fazer com ela.
No mundo de hj o importante é qualidade e não quantidade.
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Está pesquisa não me parece correta, é só pegarmos o mesmo ano em que o Corinthians ficou em primeiro pela mesma pesquisa, eles não levam em considerações notícias negativas dos times, afinal qual empresa quer ter seu nome em escandalos de paginas políciais como o timão tempos atrás, não é o caso do Palmeiras, mas no final do Brasileirão só tinha notícias negativas.
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Xi… Não sei pra que você coloca essas coisas. Ou melhor, sei, tem mais é que publicar mesmo, pois é relevante. O problema é que agora as purpurinadas recalcadas vão rasgar a lingerie e ter os seus habituais chiliques. Mas pra mim a pesquisa não foi surpreendente, aliás concordo com o Denis, é só parte da imprensa deixar de criar tantos factóides sobre o Palmeiras que o clube sai do primeiro lugar.
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Trabalho bem feito, sério, duradouro.
Não é marketing de momento, que fabrica goleiros, títulos, gás, shows da Madonna…
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A mim não surpreendeu…
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Estatisticamente falando, todos temos uma teta e uma bola.
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Agora veremos a verdadeira pesonalidade fraca e absinta dos tricolores. A revista infomídia possui entre seus acionistas, conselheiros do SPFC, o que torna a notícia mais verdadeira ainda.
Quero ver os infantes Geraldinho, Mc, e os demais que trocam seus nomes por números, o que tem a dizer.
Como bem disse o Machado, não é marketing sujo e barato, que compra jogos, títulos, etc… é notícia verdadeira.
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o corinthians tem ronaldo, o palmeiras tem a traffico e o santos tem neymar…..
e a 5 anos o SPFC ganha tudo …..
primeiro lugar na libertadores e classificado no projeto de campeonato ….
palmeiras, a ILHA DE LOST VOS ESPERA
eliminados DI NOVO
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Eu duvido desta pesquisa,
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Primeiro e com um campeonato paulista. Nem precisou de mais.
E para os insipientes, é o clube paulista de maior torcida no RJ.
Como diria um certo blogueiro, A INVEJA MATA!!!
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ESTOU FICANDO LOUCO, E POR ISSO QUE NÃO ASSISTO MAIS TELEVISÃO, O CORINTHIANS NA SEGUNDONA EM 2008, O PALMEIRAS APÓS O PAULISTÃO 2008 SUMIU DO MAPA, AGORA VEM UMA MATERIA DESTA, E ISSO AI PAULINHO CADA VEZ MAIS TEM QUE ACESSAR OS BLOGS EXISTENTES, INCLUSIVE O SEU, PELO MENOS TEM MAIS CREDIBILIDADE, PAREM COM ISSO. AONDE FICA O SÃO PAULO, GREMIO, FLAMENGO, CRUZEIRO QUE ESTAVAM NA PONTA DA TABELA DO MAIOR CAMPEONATO BRASILEIRO, PAREM DESLIGA O TUBO.
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O mais curioso é que em vez dos Palmeirenses comemorarem essa noticia no minimo suspeita, não se esquecem de citar o SOBERANO.
Se fosse feita uma pesquisa sobre exposição de marca entre os Palmeirenses, provavelmente o São Paulo seria o primeiro, pois elas só falam do SOBERANO.
No mais, pq não imprimem essa matéria e colocam na sala de trofeus, ao lado da do paulistinha, pois isso é o máximo que conseguem..
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Isso mostra a força da marca Corinthians, que conseguiu este resultado mesmo estando na segunda divisão. Imagina quando saírem os dados referentes a 2009, com Ronaldo Fenômeno sendo notícia no mundo inteiro.
Essa marca nem o Andres, nem ninguém consegue destruir.
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Leão,
O Palmeiras não tem penetração no Norte-Nordeste????
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Vc deve morar em outro país ou plantea amigão!!!
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O que é o Palmeiras?
Resp.: O maior rival do Corinthians.
É assim que o Palmeiras é conhecido… se não fosse o Corinthians o Palmeiras seria uma Portuguesa.
Enquanto Corinthians e São Paulo tem luz própria o Palmeiras brilha com a luz alheia…
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Paulinho.
Quem gosta de estatística e rankings são os xxxxxx.
Faça me o favor!
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É impre3ssionante como tem pessoas que acreditam em tudo o que lê. Sem o menor senso de ridículo. Ao que parece ainda são muitos os analfabetos funcionais neste país.
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Surpreendente pra imprensinha, não para quem conhece de futebol. Campeão do Século XX, A Academia…
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Não achei tão surpreendente assim.
O Palmeiras é reconhecidamente uma das principais marcas em se tratando de futebol mundial.
Tem o maior contrato de patrocínio do futebol brasileiro ( segundo o Cassiano Ricardo do excelente programa No Pique do Avallone, são 18 milhões de reais-ano, sendo 15 em dinheiro e mais 3 em ações de marketing ) e é o único com parceria já firmada para reformar o estádio ( na ordem de 300 milhões de reais ).
O Datafolha, entre o final de 2007 e o início de 2008, constatou que a torcida do Palmeiras foi a que mais cresceu nos últimos 15 anos.
Em suma, vejo com naturalidade com esta pesquisa.
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PALMEIRAS MUITO À FRENTE DOS DEMAIS NO MARKETING ESPORTIVO
Essa brilhante iniciativa da diretoria alviverde no que se refere à criação de uma marca para exploração comercial do Dérbi ( o principal clássico do futebol mundial, num empate com o SuperClasico argentino River Plate x Boca Juniors ), revela apenas mais uma qualidade inerente ao Campeão do Século, a saber a extrema competência quanto à utilização do marketing esportivo, item em que está à frente dos demais times do Brasil.
Voltando no tempo, em meados da década de 70, foi justamente o Palmeiras o primeiro time do futebol brasileiro ( se não da América do Sul ) a firmar contrato de fornecimento de material esportivo. Naquela época, o Palmeiras fechou com a gigante Adidas, coincidentemente, a atual fornecedora. A Adidas tem essa tradição de manter parceria com os maiores times de cada país, e os maiores do mundo, como Real Madrid, Milan, Liverpool, Bayern Munchen, River Plate.
Na década de 90, o Palmeiras fechou o principal contrato de patrocínio da história do futebol sul-americano, com a Parmalat, algo que não foi igualado até os dias de hoje. A Parmalat, mesmo tendo passado por uma severa crise no início desta década continua sendo uma das marcas de maior prestígio junto aos consumidores, devido à sua imagem consolidada na época em que foi parceira do Campeão do Século. Várias pesquisas já demonstraram com clareza este fato notável.
Aliás, nota-se, em razão de sua grandeza e relevância mundial, típicos de um gigante que está sempre sob os holofotes, que o Palmeiras já foi patrocinado por gigantes multinacionais, patrocinadoras de grandes times da Europa e do mundo. Por exemplo, a própria Parmalat, que patrocinou o Verdão de 1992 a 2000, foi tb patrocinadora do Real Madrid, do Benfica, do Peñarol e do Boca Juniors. A Pirelli, patrocinadora alviverde de 2001 a 2007, é patrocinadora da Internazionale de Milão. A Fiat, que esteve na camisa alviverde em 2008, é patrocinadora da Juventus de Turim. E a Samsung, atual patrocinadora, está presente na camisa do Chelsea.
Aqui no futebol brasileiro, por incrível que pareça, existem muitos times considerados “ grandes ” que NUNCA foram patrocinados por multinacionais deste nível. São “ times grandes ” que não apresentam o mesmo potencial de mercado de um gigante como o Palmeiras. Podem pesquisar e constatar. Enquanto uns nunca receberam patrocínios tão prestigiosos, o Palmeiras já teve parcerias com quatro multinacionais tradicionais patrocinadoras de grandes times do cenário internacional ( Parmalat, Pirelli, Fiat e Samsung ), só para mencionar a década de 90 em diante.
A título de comparação, podemos ver o Boca Juniors, que é um dos principais times da América do Sul. Esta agremiação, atualmente, é patrocinada por uma empresa local, a Rede Megatone. Já foi patrocinado por uma multinacional, no caso, a Pepsi, por alguns poucos anos nesta década. E pela Parmalat, durante alguns anos, na década de 90. Mas tirando estas exceções pontuais, nota-se claramente que o Boca Juniors não significa um atrativo tão grande em termos comerciais como o Palmeiras.
Este fato ajuda a visualizar o enorme potencial de mercado agregado à marca Palmeiras, o que não passa despercebido das grandes corporações mundiais. Estas tradicionalmente procuram o Palmeiras por ser uma instituição rentável, de elevadíssimo potencial e que é a equipe brasileira mais conhecida nacional e internacionalmente.
Tanto é assim que, hoje, o Palmeiras tem o maior contrato de patrocínio de camisa do Brasil e da América do Sul. A Samsung, líder no segmento de eletrônicos do mercado brasileiro, paga anualmente ao Verdão 15 milhões de reais e mais 3 milhões em ações de marketing e prêmios, totalizando, 18 milhões de reais por ano, valor máximo por estas bandas. O contrato entre Palmeiras e Samsung é de 3 anos.
A tradicional parceira Adidas tb tem contrato de 3 anos com o Campeão do Século. Os valores em dinheiro são 9,5 milhões por ano. Já a porcentagem na participação de vendas e ações de marketing, os quais elevam significativamente os valores, não são revelados. Mas é interessante notar o assombroso crescimento da Adidas no mercado brasileiro a partir do momento em que passou a fornecer material ao Palmeiras. O Alviverde impulsionou o crescimento da Adidas no marcado brasileiro de uma tal forma que, em 5 anos, a sua participação neste mercado simplesmente dobrou.
Ainda sobre a Adidas, é interessante notar que somados o tempo da primeira parceria ( ou seja, desde meados da década de 70 até 1992 ) com o da segunda ( desde 2006 e até 2011, já que o atual contrato tem 3 anos de duração ), percebe-se que o Palmeiras mantem uma parceria ímpar de duas décadas com a gigante mundial de materiais esportivos. Nenhum time do Brasil atingiu uma marca dessas, típica de alguns poucos gigantes do futebol mundial, como Real Madrid, Milan, River Plate. E o Palmeiras, claro.
Além destes dados, podemos comentar as parcerias com a Traffic, principal empresa de marketing esportivo da América Latina, com a Visa, que resultou no pioneiríssimo Setor Visa do estádio Palestra Itália, e com a WTorre, uma das maiores construtoras do Brasil.
Com a Traffic, o Palmeiras mantém uma bem-sucedida parceria para contratação de jogadores, cuja origem foi a Cesta de Atletas, ideia genial da diretoria alviverde ( na época, elogiada até por dirigentes de outros times, como o Roque Citadini ), que levou a Traffic a propor esta parceria, tendo ela constituído um fundo de investidores próprio.
Da parceria entre Palmeiras e Visa surgiu o Setor Visa, parte do estádio Palestra Itália, onde há 5000 lugares, com cadeiras numeradas, banheiros padrão “ shopping center ”, telas de LCD para os torcedores acompanharem lances das partidas, lanchonete de alto nível. A Visa reformou este local e passou a vender os ingressos, o que ocorre exclusivamente pela internet, resultando numa comodidade inédita em se tratando de futebol brasileiro. A vida do torcedor ficou muito facilitada com este sistema, pois não há necessidade de enfrentar fila para comprar ingresso; basta acessar o site e dar alguns cliques. A parceria Palmeiras – Visa, firmada no 2º semestre de 2007, foi tão bem-sucedida, que levou times rivais procurarem a Visa e copiarem exatamente o que fez o Verdão. Hoje, Santos e SPFC tb contam com seus “ Setores Visa ”, copiados integralmente do modelo original do Palmeiras.
Já a parceria com a WTorre será responsável pela modernização do estádio Palestra Itália, que passará a ser o principal estádio-arena multiuso da América Latina. A WTorre investirá 300 milhões de reais e será parceira do Verdão neste projeto brilhante, que gerará verdadeiras fortunas anuais tanto para um quanto para outro. A expectativa é de que somente com naming rights e com venda de camarotes boa parte dos custos sejam cobertos.
Diante de todo este quadro, resta clara a superioridade alviverde no que se refere a marketing. Pela capacidade de trabalhar estes fatores todos ligados ao marketing, o Palmeiras se tornou o time brasileiro mais conhecido no exterior e, no âmbito interno, uma das mais valiosas marcas do mercado brasileiro. O passado e o presente provam isso e são a chave para se entender o motivo pelo qual o Palmeiras terá um futuro brilhante pela frente.
A consequência deste conjunto de elementos é a grande visibilidade internacional da marca Palmeiras, a mais conhecida e difundida no exterior, em se tratando de futebol brasileiro. Exemplo claro disso está ilustrado na matéria abaixo, do portal GloboEsporte.com. Nela, notamos que mesmo numa desconhecida localidade peruana, as lojas de material esportivo não tinham camisas do time local. À venda estavam apenas camisas dos principais gigantes do futebol mundial, como Real Madrid, Milan, Chelsea, Internazionale, etc….. e, no meio destas, estava a do Palmeiras. A ÚNICA camisa de time brasileiro encontrada naquelas duas lojas. Não é coincidência. E tb não há nenhuma novidade, afinal, um ano antes, a Globo já havia constatado que a camisa brasileira mais fácil de ser encontrada nas lojas de Buenos Aires tb era a do Campeão do Século………
Lojas de Tacna não têm camisas de times peruanos, nem do Fla. Só se acha a do Verdão
Eduardo Peixoto Enviado especial do GLOBOESPORTE.COM, em Tacna, Peru
A partida entre Coronel Bolognesi e Flamengo, nesta quarta-feira, pela Libertadores, é o assunto principal de Tacna. Porém, os torcedores que desejam apoiar a equipe da casa estão com uma curiosa dificuldade: não há uniformes do Bolo nas lojas da cidade.
A reportagem do GLOBOESPORTE.COM percorreu seis lojas de material esportivo e não encontrou o uniforme dos donos da casa. Aliás, de nenhum outro clube peruano.
– Peru? Não temos nada. Ainda não recebemos porque a temporada não começou – diz um vendedor, que tenta “empurrar” os uniformes europeus:
– Temos do Chelsea, do Barcelona com o nome do Ronaldinho…
Curiosamente, em alguns locais é possível encontrar as camisas de times chilenos como Cobreloa e Colo Colo. O motivo é simples: Tacna está a menos de 40 minutos da fronteira com o Chile.
Se camisa do Bolognesi é difícil, que dirá do Flamengo. Os únicos modelos rubro-negros vistos na cidade estão com os poucos torcedores que se deslocaram até a cidade no deserto peruano. Mas há um clube brasileiro com prestígio em Tacna: o Palmeiras. Em duas lojas havia a camisa do Alviverde à venda.
Os dirigentes do Bolo providenciaram a instação de alguns quiosques ao redor do estádio Jorge Basadre para vender camisas nesta noite. A partida começa às 21h50m (horário de Brasília) e terá transmissão em Tempo Real do GLOBOESPORTE.COM. A TV Globo também acompanha ao vivo.
SCCP: maior torcida, fanática, maioria sem grana
SPFW: segunda maior torcida, não fanática, maioria com grana
SEP: terceira maior torcida, fanática, maioria classe média
SFC: menor torcida, mais ou menos fanática, maioria classe média
Ou seja, a união de fanatismo com um certo poder aquisitivo fazem do Palmeiras um time único e mais rentável.
O que não ocorre com o SPFW que possui uma torcida de ocasião e com grande parte formada por mulheres.
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Paulinho, como não poderia deixar de ser, eu te dou os parabéns por ter colocado este tema interessante em seu blog; foi o único blog em que vi post sobre este assunto até agora.
Parabéns, pois demonstra demonstra coerência, credibilidade e imparcialidade de sua parte.
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Poucas vezes na minha vida, li algo tão absurdo e sem sentido ,como o texto que esse Marcos escreveu ……..
Elgiou a Traffic……. que ganhou 1 paulista e aniquilou as categorias de base do palmeiras.
Elogiou a WTorre, que nunca levantou um tijolo, baseado em uma suposta reforma de estadio ( nãoo ia ser feita ano passado?), e pior, se a tal reforma for mesmo efetuada, o palmeiras terá seu estádio arrendado !!
mais um iludido, que foi comprado pela politica pão e circo verde…
Tadinho……
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Piada né???
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E eu poucas vezes li algo tão bizarro quanto o comentário do Gabriel de Paula….. Traffic ” aniquilou ” as categorias de base do Palmeiras??? WTorre nunca levantou um tijolo???
O que é aquilo que foi construído na Avenida das Nações Unidas, na Vila Olímpia???
Realmente, não há limites para a incompetência de certos blogonautas…..
Em tempo, no meu comentário acima estão relatados apenas fatos concretos e indiscutíveis.
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Parabéns Marcos, escreveu um belo post com comentários sensatos, deixando os rivais com inveja!!!
A verdade dói nas meninas e nos sujos!!!
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Caro Felipe, valeu. Mas só escrevi a verdade, ou seja, fatos reais e concretos, sendo que qualquer um, independentemente de time, se for sensato e coerente, terá que admitir que lá está apenas a verdade. Nada mais e nada menos do que isso.
Abraços!!!!
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Pelo o que eu vi no site isto é de 2004.
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Me divirto muito com esse blog.
É fácil entender o motivo dessa pesquisa.
Considere ainda:
-Valdívia. Infelizmente negociado, foi o responsável pela venda de camisa. Havia fila para adquirir a verde-limão. Isso se tratando de uniforme oficial. Nada de pirataria.
-Apesar de não ter ganho o campeonato brasileiro, esteve sempre entre os 4 primeiros. Assim como a média de público.
Outra bobagem interessante é sobre arrendar o estádio, que aliás foi motivo de crítica por parte da oposição (mustafento e cia). Santa ignorância.
O custo de manutenção de um estádio é alto. Se considerar que fica ocioso a maior parte do tempo, esse valor é absurdo. É melhor arrendar, como já fez o Atletico PR, dono do estádio mais moderno do país. Não se esqueçam, que o atual presidente da SEP é um dos 100 maiores economistas, logo sabe o que está fazendo. Aliás, nem precisa tanto. Qualquer aprendiz de economia ou administração sabe disso.
Se o clube optasse por construir e administrar com recursos próprios, ai sim seria uma tremenda insanidade.
É bom frisar ainda que o cronograma está em dia.
E esperem mais. A era Mustafá para tristeza dos adversários, acabou. Há projetos em andamento, categorias de base, marketing, fortalecimento da marca, e outras que até o meio do ano serão divulgadas.
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Só o fato de valorizar o derbi, Corinthians x Palmeiras, já se observa uma mentalidade diferente.
E para não dizer que sou bairrista, ainda acho que GrêmioXInter o clássico de maior rivalidade no Brasil. Na semana do clássico a cidade se transforma. Porém é uma partida muito regionalizada, tipicamente gaúcha. E por falar em gaúcho, Também no RS, é o Palmeiras o clube paulista de maior torcida. Isso graças a Felipão.
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Jones,
Eu sou são-paulino, fanático e pobre… E ai? Contrariei a sua estatistica?
Não estou no direito de duvidar do sentimento que vc sente pelo seu time, assim como vc não pode determinar o sentimento q tenho pelo SPFC.
O fato é que na década de 70, o SPFC tinha a quarta torcida do Estado. Hoje somos a segunda com folga… e poderemos ser a primeira… se formos não será do dia pra noite.
Para vc o que é ser fanático?
1. Quebrar a sala de troféu do clube.
2. Apoiar torcida organizada que ganha dinheiro do dirigente para apoiá-lo.
3. Vaiar o time todo jogo.
Jamais faria essas barbaridades… no meu fanatismo uso em prol do tricolor… sou sócio torcedor, ás vezes gasto um dinheiro que não deveria para ir ao Morumbi (sem tirar o leite da minha filha, é claro!)
Eu tenho as minhas supertições durante o jogo, valorizo a equipe e os eternos ídolos… eu fui para BH acompanhar o enterro do Eterno Telê… Já fiz isso…
Respeitosamente!
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Efeito Serra!
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simplesmente não há o que comparar.
PALMEIRAS é PALMEIRAS.
Sendo a notícia que for, estará sempre nos corações dos verdadeiros palestrinos.
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Parece que o maior contrato de publicidade ficou com o time da marginal sem número. Vamos esperar os números finais.
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Alguém sabe qual a substância que o “Marcos” ingeriu???
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Chego a conclusão que o Brasil sem os torcedores do SP seria um país de 1o mundo, desenvolvido e apenas com pessóas honestas e inteligentes !!
Fazer o que, aqui nós temos 30 sãopaulinos invejosos que citam o Lance e o Terra como fontes de noticias e diminuem a Infomídia como se fosse uma fonte menor…sabe, chega de são paulinos Paulinho, vamos fazer um blog honesto e sem hipocrisia !!
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Hahahahahahaha… CONTA A DO PAPAGAIO!
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Uééé… e o SPFC, hexa-tri e não sei o que, ficou abaixo do Verdão, mesmo o Palmeiras tendo ganho APENAS o Paulista no ano? E ficou abaixo também de um outro time na série B?
Éééé… o SPFC pode ganhar quinhentos mundiais seguidos, que jamais terá a tradição e uma torcida apaixonada como o Palmeiras… eita timinho sem identidade esse SPFC!
Não é a toa que a torcida ganhou o apelido de MODINHA! Um time de torcida inexpressiva e descartável.
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tremenda cascata, igual o maior patrocínio do brasil do palmeiras então pela FIAT que depois se descobriu ser tudo mentira.
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Que contrato mixuruca o Corinthians arrumou Paulinho. Só 18 paus. E por 10 meses. Uma vergonha. A marca Corinthians tem que ser mais bem tratada. Este marketing não está com nada. Com a Nike só conseguiram 11 paus. Outra vergonha. É melhor fechar contrato com alguma loja de roupa do Bom Retiro. Com a Globo conseguiram só passar 13 jogos no ano. Assim não dá. Ainda faltam as mangas da camisa que vão para o Gordo. Uma vergonha. Até parece contrato de time brasileiro. Parece que os caras mendigaram o patrocínio. Tá certo que conseguiram um aumento em relação ao outro contrato, mas é menor do que o meu reajuste salarial. Dá um tempo. Qualquer time que se preze consegue reajuste anual. Qualquer um. A não ser que a marca do time não valha o que eles pensam que vale. Aí fica tudo elas por elas. Aí tem que renovar de qualquer jeito para não ficar pior. 18 paus é muito pouco, cara. Ainda bem que 10 meses passa logo. Imagine se tivessem fechado por 2 anos.
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Carlos,
O SPFC e sua torcida incomoda muita gente! O sucesso incomoda muita gente!
A inveja faz mal, para quem tem inveja.
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De nada adianta ter o maior contrato e administrar mau.
Bom não é aquele que vence com FERRARI. Excelente é aquele que chega em segundo com uma MINARDI.
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Essa aí é vem de um blog especializado em marketing esportivo.
Como o Corinthians mudou do Carrefour para a Batavo
Aquela que parecia ser a maior vantagem do contrato com o Carrefour, a chamada mídia cooperada com seus fornecedores, acabou tornando-se o maior empecilho para o cancelamento de um contrato que estava 99% certo na mesa dos dirigentes corintianos (clique aqui e leia a matéria publicada no dia 5 de março por esse blog). Uma virada de mesa trouxe de volta a Batavo, parceira em 1999 e 2000, para o uniforme do alvinegro paulista.
De última hora, o Corinthians não aceitou esse modelo, em que a rede de supermercados iria, a cada jogo ou por um determinado período, estampar também as marcas dos seus fornecedores, que ajudariam, claro, a pagar os R$ 20 milhões por ano. O Timão pediu mais dinheiro por isso. O Carrefour não aceitou.
Se o objetivo inicial, ainda no fim do ano passado, era chegar aos sonhados R$ 30 milhões só com o patrocínio principal da camisa, podemos dizer que a diretoria do Corinthians falhou. Ou melhor, caiu na real. Nos últimos três meses várias negociações foram falhando por causa dessa irredutibilidade dos dirigentes do clube, que exigiam valores exagerados para a atual situação econômica do país e do mundo.
A camisa do Corinthians vale R$ 30 milhões por ano? Vale, até mais. Segundo o último estudo da Informídia, o Timão ficou em segundo lugar no ranking de visibilidade de 2008, com uma mídia espontânea estimada de R$ 2,694 bilhões, perdendo apenas para o Palmeiras, que teve R$ 2, 754 bilhões. Mas não nesse momento.
Primeiro pelo motivo já citado, segundo porque o marketing esportivo no Brasil ainda está dando seus primeiros passos rumo a profissionalização e, consequentemente, a valores mais altos (faça uma comparação entre os valores de patrocínio contratados atualmente pelos grandes clubes com aqueles de dez anos atrás, por exemplo. O mesmo para os direitos de televisão…).
A estratégia de vender patrocínios por jogos rendeu ao Corinthians um bom dinheiro, principalmente no caso do clássico contra o Palmeiras, quando Visa, Panasonic e Lupo trouxeram cerca de R$ 700 mil aos cofres. Mas quantos Palmeiras e Corinthians terão no ano? E mais: quantas “voltas de Ronaldo” teremos no ano? Ficou claro o risco dessa estratégia no último fim de semana, quando a fabricante de motos Dafra desistiu do negócio ao saber que Ronaldo não iria jogar contra o Santo André.
O tempo passou, a água foi subindo, a soberba diminuindo e a proposta de R$ 20 milhões do Carrefour foi amadurecendo. Mas, aos 45 minutos do segundo tempo, por esse pequeno detalhe que falamos no começo do texto, o negócio melou.
Chega a vez da Batavo, trazida pela agência de publicidade Dez Propaganda e pela de marketing esportivo Off Field. Ah, quanto a Batavo vai pagar? Um pouco menos dos que os R$ 20 milhões do Carrefour. Serão R$ 18 milhões por 10 meses. Bem, ainda restam o calção e a manga, que, como sabemos são de Ronaldo.
Atualização as 18:37 hs:
Leiam no blog da Marília Ruiz mais detalhes sobre essa confusa negociação. Com direito até a frase do presidente Andres Sanchez confirmando o Carrefour no começo da tarde. E voltando atrás logo depois, dizendo que a Batavo fez a melhor proposta. Será?
SOBRE OS DADOS DA INFORMIDIA:
A Informidia é uma empresa especializada em medir a exposição da marca nos veículos de mídia (revistas, jornais, televisão, etc), a mais reconhecida quando o assunto é marketing esportivo. Além de grandes empresas, trabalha também com os principais clubes brasileiros e com o Clube dos 13. Os dados citados no texto, se referem ao ano de 2008 e foram divulgados recentemente e publicados pelo jornal Valor Econômico na edição do dia 18 de março.
Mas eu me mordo de ciúme…
Mas eu me mordo de ciúme…
Quando surge o alviverde Imponente.
Chupa qie a cana é Verde !!!!!
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Como assim? O time que ganhou os últimos 3 brasileiros ficou abaixo do Verdão e do “Poderoso Curinthiá”?
Isso comprova a tese de que, para ser grande de verdade não basta passar por um bom momento, mas sim ter uma história de grandeza e tradição. O SPFC, assim como o São Caetano em 2000/2001 passou por um bom momento no brasileiro, mas jamais poderá ter a grandeza de um clube respeitado e reconhecido como o “Campeão do Século”, e o primeiro Campeão Mundial de fato em 1951.
Um time que tem uma torcida efêmera (se ficar três anos sem ganhar um título diminui pela metade, “volatiliza”), e que não conhece sequer a história do clube para o qual diz torcer; uma torcida de ocasião.
Comparando às Leis da Natureza, seriam a base da cadeia alimentar: o São Paulo F.C. é freguês do “Curinthiá”, e o “Curinthiá” é nosso freguês; logo, ambos são fregueses do Verdão.
Simples assim!
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Oliveira, obviamente não dá para generalizar, mas o que falei é o que noto na maioria da torcida de cada time, e não que todos tem que ser assim, uma média somente.
A única maneira que vejo de justificar o maior lucro palmeirense. Você pode ser fanático sim, mas de cada 10 palmeirenses que conheço, uns 8 são fanáticos e de cada 10 são paulinos que conheço, se tiver 4 fanáticos é muito, sendo que grande parte é mulher.
Num estou querendo zuar, é só meu real ponto de vista.
Abraço
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O mais engraçado é ver as tricoletes rasgando a lingerie de despeito. E ainda tem maluca dizendo que a torcida do Tietê-SPFW incomoda. Hahahaha… Como se a meia dúzia de trasloucadas que vai ao Panetone incomodasse alguém. Kkkkkkkkk…. Hilárias essas leonores. Continuem, por favor.
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Os próprios palmilenses nem sabem o q isso significa;
essa contagem ñ distingue qndo o nome do time vem associado a coisas boas ou ruins, ela é apenas um somatório.
Pelo menos ao lado do nome do meu time nunca vem as “palavras”: TRAFFICo, Jotinha, Madureira etc.
E outra quem tem q ter mídia é agência d publicidade, time d futebol tem q ter Títulos e isso o meu tem d sobra…
Vamos relembrar quem ganhou o q no ano passado?
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Olha só, eu estava em Salvador…e quando chego… hahahahahaha
O Casares deve estar com piti…e o JJ de porre.
Estas tricoletes são umas coitadas.
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Jegueraldo e seu sorriso amarelo hahahahahaha
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Eduardo 6-3-3=0
É piada sim, estou rindo da sua cara de bunda. hahahahahahahahahah
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Jones, eu entendo, você disse uma amostragem do que vc conhece.
Aonde eu trabalho os palmeirenses são famosos por aparecerem somente nas vitórias. Pode ser uma particularidade daqui.
Os jovens torcedores não são como os antigos… os antigos torcedores eram mais apaixonados… não sei te dizer o motivo.
A maioria da torcida do São Paulo está na faixa de 16 a 30 anos… assim como os jovens palmeirenses ou corinthianos não tem o costume de ir ao estádio… acompanha o time via internet… esse fenômeno está em todas as torcidas.
Obs.: Não sei se foi vc… mas disseram que o SPFC não tem identidade… desde sua fundação 16/12/1935, o SPFC nunca alterou o seu simbolo e as cores de sua camisa. O corinthians por exemplo, teve 3 simbolos diferentes, colocou um detalhe vermelho, mudou de hino e adotou a cor roxa (violeta ou lilás). Isso é identidade?
Abs!
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Torcedor do Palmeiras é artigo raro nos dias de hoje. O jones conhece 10 palmeirenses, um feito inacreditável, eu só conheço 2. kkkkkkkkkkkkkkk. No dia que o SPFC tiver a maior torcida do Brasil o que vai sobrar pro curintia ???
6 BRASILEIROS, 3 LIBERTADORES E 3 MUNDIAS, 3º MAIOR TORCIDA. SÓ O SÃO PAULO TEM. É O MAIOR DO BRASIL, PODEM CHORAR A VONTADE.
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Ricardo lopes, você foi dar a bunda em salvador?? kkkkkkkkkkkk
Desconfie, Paulinho. Notícia plantada por Rogério Dezembro.
O Palmeiras é gigante. Esteja bem ou ou não, a forma que for… Ou vc ama ou vc odeia. Quem ama dá ibope, quem odeia dá ibope. Palmeiras, a maior marca de 2008 !
Imaginem então como seria se o Palmeiras tivesse um projeto de marketing, uma diretoria e não alguém “part time” cuidadando do seu marketing.
Na reunião do C13 em Brasilia na segunda não havia ninguém do Palmeiras presente….
Faz todo o sentido, é só contar quantas vezes o Palmeiras foi citado pelos programas esportivos, especialmente para inflarem sua audiência criando factóides e polêmicas.
E muito estranho.
Ano passado só se falava em Corinthians na segunda divisão!
Dava até raiva de tanto ouvir a palavra “segunda divisão”.
Eu queria esquecer isso, só queria ir ao estádio ver jogo, mas em todo lugar só se falava do corinthians e da ótima campanha NA SEGUNDA DIVISÃO.
Me lembro de pouquissimas capas de jornais falando do palmeiras, enquanto o corinthians era capa quase todos os dias…
Muito estranho.
A porcaria em primeiro por um campeonato paulistinha?? ahahahahahahahahahahahaha……
ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaah… não consigo parar.. ahahahahaha..
hahahahaha daqui a pouco enche lota de comentários das invejosas do Jd Leonor….
PALMEIRAS O CAMPEÃO DO SÉCULO XX
Engraçado que essas notpicias o senhor Juca Kfouri não coloca em seu blog…
Neste caso, parabéns Paulinho pela imparcialidade!!!
Da uma olhada no site da empresa que fez a pesquisa (http://www.informidia.com.br/). Fundo de quintal e´ pouco.
Repare no Item “Novidades”, ta la: ” Informídia lança seu relatório anual de exposição da Série A do Campeonato Brasileiro 2004″
Interessante. Só não consigo entender porque tendo toda esta exposição na mídia o Palmeiras não conseguiu reverter isto em patrocínio. Os valores deveriam ser o maior do mercado. Nem ao menos é o clube com maior aparição nos canais de televisão. Os jogos transmitidos do Palestra dão audiências pífias. Foi considerado o Brasil todo? Porque no Norte-Nordeste o Palmeiras não tem penetração. Vale a pena discutir estes dados. Percepção é uma coisa e realidade é outra. Porque a Rede Globo trata de forma diferenciada Flamengo-Corinthians-São Paulo e não inclui o Palmeiras? Tem boi nesta linha.
Não adianta ter o maior patrocínio, a marca mais valorizada se não se sabe (ou se sabe) o que fazer com ela.
No mundo de hj o importante é qualidade e não quantidade.
Está pesquisa não me parece correta, é só pegarmos o mesmo ano em que o Corinthians ficou em primeiro pela mesma pesquisa, eles não levam em considerações notícias negativas dos times, afinal qual empresa quer ter seu nome em escandalos de paginas políciais como o timão tempos atrás, não é o caso do Palmeiras, mas no final do Brasileirão só tinha notícias negativas.
Xi… Não sei pra que você coloca essas coisas. Ou melhor, sei, tem mais é que publicar mesmo, pois é relevante. O problema é que agora as purpurinadas recalcadas vão rasgar a lingerie e ter os seus habituais chiliques. Mas pra mim a pesquisa não foi surpreendente, aliás concordo com o Denis, é só parte da imprensa deixar de criar tantos factóides sobre o Palmeiras que o clube sai do primeiro lugar.
Trabalho bem feito, sério, duradouro.
Não é marketing de momento, que fabrica goleiros, títulos, gás, shows da Madonna…
A mim não surpreendeu…
Estatisticamente falando, todos temos uma teta e uma bola.
Agora veremos a verdadeira pesonalidade fraca e absinta dos tricolores. A revista infomídia possui entre seus acionistas, conselheiros do SPFC, o que torna a notícia mais verdadeira ainda.
Quero ver os infantes Geraldinho, Mc, e os demais que trocam seus nomes por números, o que tem a dizer.
Como bem disse o Machado, não é marketing sujo e barato, que compra jogos, títulos, etc… é notícia verdadeira.
o corinthians tem ronaldo, o palmeiras tem a traffico e o santos tem neymar…..
e a 5 anos o SPFC ganha tudo …..
primeiro lugar na libertadores e classificado no projeto de campeonato ….
palmeiras, a ILHA DE LOST VOS ESPERA
eliminados DI NOVO
Eu duvido desta pesquisa,
Primeiro e com um campeonato paulista. Nem precisou de mais.
E para os insipientes, é o clube paulista de maior torcida no RJ.
Como diria um certo blogueiro, A INVEJA MATA!!!
ESTOU FICANDO LOUCO, E POR ISSO QUE NÃO ASSISTO MAIS TELEVISÃO, O CORINTHIANS NA SEGUNDONA EM 2008, O PALMEIRAS APÓS O PAULISTÃO 2008 SUMIU DO MAPA, AGORA VEM UMA MATERIA DESTA, E ISSO AI PAULINHO CADA VEZ MAIS TEM QUE ACESSAR OS BLOGS EXISTENTES, INCLUSIVE O SEU, PELO MENOS TEM MAIS CREDIBILIDADE, PAREM COM ISSO. AONDE FICA O SÃO PAULO, GREMIO, FLAMENGO, CRUZEIRO QUE ESTAVAM NA PONTA DA TABELA DO MAIOR CAMPEONATO BRASILEIRO, PAREM DESLIGA O TUBO.
O mais curioso é que em vez dos Palmeirenses comemorarem essa noticia no minimo suspeita, não se esquecem de citar o SOBERANO.
Se fosse feita uma pesquisa sobre exposição de marca entre os Palmeirenses, provavelmente o São Paulo seria o primeiro, pois elas só falam do SOBERANO.
No mais, pq não imprimem essa matéria e colocam na sala de trofeus, ao lado da do paulistinha, pois isso é o máximo que conseguem..
Isso mostra a força da marca Corinthians, que conseguiu este resultado mesmo estando na segunda divisão. Imagina quando saírem os dados referentes a 2009, com Ronaldo Fenômeno sendo notícia no mundo inteiro.
Essa marca nem o Andres, nem ninguém consegue destruir.
Leão,
O Palmeiras não tem penetração no Norte-Nordeste????
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Vc deve morar em outro país ou plantea amigão!!!
O que é o Palmeiras?
Resp.: O maior rival do Corinthians.
É assim que o Palmeiras é conhecido… se não fosse o Corinthians o Palmeiras seria uma Portuguesa.
Enquanto Corinthians e São Paulo tem luz própria o Palmeiras brilha com a luz alheia…
Paulinho.
Quem gosta de estatística e rankings são os xxxxxx.
Faça me o favor!
É impre3ssionante como tem pessoas que acreditam em tudo o que lê. Sem o menor senso de ridículo. Ao que parece ainda são muitos os analfabetos funcionais neste país.
Surpreendente pra imprensinha, não para quem conhece de futebol. Campeão do Século XX, A Academia…
Não achei tão surpreendente assim.
O Palmeiras é reconhecidamente uma das principais marcas em se tratando de futebol mundial.
Tem o maior contrato de patrocínio do futebol brasileiro ( segundo o Cassiano Ricardo do excelente programa No Pique do Avallone, são 18 milhões de reais-ano, sendo 15 em dinheiro e mais 3 em ações de marketing ) e é o único com parceria já firmada para reformar o estádio ( na ordem de 300 milhões de reais ).
O Datafolha, entre o final de 2007 e o início de 2008, constatou que a torcida do Palmeiras foi a que mais cresceu nos últimos 15 anos.
Em suma, vejo com naturalidade com esta pesquisa.
PALMEIRAS MUITO À FRENTE DOS DEMAIS NO MARKETING ESPORTIVO
Essa brilhante iniciativa da diretoria alviverde no que se refere à criação de uma marca para exploração comercial do Dérbi ( o principal clássico do futebol mundial, num empate com o SuperClasico argentino River Plate x Boca Juniors ), revela apenas mais uma qualidade inerente ao Campeão do Século, a saber a extrema competência quanto à utilização do marketing esportivo, item em que está à frente dos demais times do Brasil.
Voltando no tempo, em meados da década de 70, foi justamente o Palmeiras o primeiro time do futebol brasileiro ( se não da América do Sul ) a firmar contrato de fornecimento de material esportivo. Naquela época, o Palmeiras fechou com a gigante Adidas, coincidentemente, a atual fornecedora. A Adidas tem essa tradição de manter parceria com os maiores times de cada país, e os maiores do mundo, como Real Madrid, Milan, Liverpool, Bayern Munchen, River Plate.
Na década de 90, o Palmeiras fechou o principal contrato de patrocínio da história do futebol sul-americano, com a Parmalat, algo que não foi igualado até os dias de hoje. A Parmalat, mesmo tendo passado por uma severa crise no início desta década continua sendo uma das marcas de maior prestígio junto aos consumidores, devido à sua imagem consolidada na época em que foi parceira do Campeão do Século. Várias pesquisas já demonstraram com clareza este fato notável.
Aliás, nota-se, em razão de sua grandeza e relevância mundial, típicos de um gigante que está sempre sob os holofotes, que o Palmeiras já foi patrocinado por gigantes multinacionais, patrocinadoras de grandes times da Europa e do mundo. Por exemplo, a própria Parmalat, que patrocinou o Verdão de 1992 a 2000, foi tb patrocinadora do Real Madrid, do Benfica, do Peñarol e do Boca Juniors. A Pirelli, patrocinadora alviverde de 2001 a 2007, é patrocinadora da Internazionale de Milão. A Fiat, que esteve na camisa alviverde em 2008, é patrocinadora da Juventus de Turim. E a Samsung, atual patrocinadora, está presente na camisa do Chelsea.
Aqui no futebol brasileiro, por incrível que pareça, existem muitos times considerados “ grandes ” que NUNCA foram patrocinados por multinacionais deste nível. São “ times grandes ” que não apresentam o mesmo potencial de mercado de um gigante como o Palmeiras. Podem pesquisar e constatar. Enquanto uns nunca receberam patrocínios tão prestigiosos, o Palmeiras já teve parcerias com quatro multinacionais tradicionais patrocinadoras de grandes times do cenário internacional ( Parmalat, Pirelli, Fiat e Samsung ), só para mencionar a década de 90 em diante.
A título de comparação, podemos ver o Boca Juniors, que é um dos principais times da América do Sul. Esta agremiação, atualmente, é patrocinada por uma empresa local, a Rede Megatone. Já foi patrocinado por uma multinacional, no caso, a Pepsi, por alguns poucos anos nesta década. E pela Parmalat, durante alguns anos, na década de 90. Mas tirando estas exceções pontuais, nota-se claramente que o Boca Juniors não significa um atrativo tão grande em termos comerciais como o Palmeiras.
Este fato ajuda a visualizar o enorme potencial de mercado agregado à marca Palmeiras, o que não passa despercebido das grandes corporações mundiais. Estas tradicionalmente procuram o Palmeiras por ser uma instituição rentável, de elevadíssimo potencial e que é a equipe brasileira mais conhecida nacional e internacionalmente.
Tanto é assim que, hoje, o Palmeiras tem o maior contrato de patrocínio de camisa do Brasil e da América do Sul. A Samsung, líder no segmento de eletrônicos do mercado brasileiro, paga anualmente ao Verdão 15 milhões de reais e mais 3 milhões em ações de marketing e prêmios, totalizando, 18 milhões de reais por ano, valor máximo por estas bandas. O contrato entre Palmeiras e Samsung é de 3 anos.
A tradicional parceira Adidas tb tem contrato de 3 anos com o Campeão do Século. Os valores em dinheiro são 9,5 milhões por ano. Já a porcentagem na participação de vendas e ações de marketing, os quais elevam significativamente os valores, não são revelados. Mas é interessante notar o assombroso crescimento da Adidas no mercado brasileiro a partir do momento em que passou a fornecer material ao Palmeiras. O Alviverde impulsionou o crescimento da Adidas no marcado brasileiro de uma tal forma que, em 5 anos, a sua participação neste mercado simplesmente dobrou.
Ainda sobre a Adidas, é interessante notar que somados o tempo da primeira parceria ( ou seja, desde meados da década de 70 até 1992 ) com o da segunda ( desde 2006 e até 2011, já que o atual contrato tem 3 anos de duração ), percebe-se que o Palmeiras mantem uma parceria ímpar de duas décadas com a gigante mundial de materiais esportivos. Nenhum time do Brasil atingiu uma marca dessas, típica de alguns poucos gigantes do futebol mundial, como Real Madrid, Milan, River Plate. E o Palmeiras, claro.
Além destes dados, podemos comentar as parcerias com a Traffic, principal empresa de marketing esportivo da América Latina, com a Visa, que resultou no pioneiríssimo Setor Visa do estádio Palestra Itália, e com a WTorre, uma das maiores construtoras do Brasil.
Com a Traffic, o Palmeiras mantém uma bem-sucedida parceria para contratação de jogadores, cuja origem foi a Cesta de Atletas, ideia genial da diretoria alviverde ( na época, elogiada até por dirigentes de outros times, como o Roque Citadini ), que levou a Traffic a propor esta parceria, tendo ela constituído um fundo de investidores próprio.
Da parceria entre Palmeiras e Visa surgiu o Setor Visa, parte do estádio Palestra Itália, onde há 5000 lugares, com cadeiras numeradas, banheiros padrão “ shopping center ”, telas de LCD para os torcedores acompanharem lances das partidas, lanchonete de alto nível. A Visa reformou este local e passou a vender os ingressos, o que ocorre exclusivamente pela internet, resultando numa comodidade inédita em se tratando de futebol brasileiro. A vida do torcedor ficou muito facilitada com este sistema, pois não há necessidade de enfrentar fila para comprar ingresso; basta acessar o site e dar alguns cliques. A parceria Palmeiras – Visa, firmada no 2º semestre de 2007, foi tão bem-sucedida, que levou times rivais procurarem a Visa e copiarem exatamente o que fez o Verdão. Hoje, Santos e SPFC tb contam com seus “ Setores Visa ”, copiados integralmente do modelo original do Palmeiras.
Já a parceria com a WTorre será responsável pela modernização do estádio Palestra Itália, que passará a ser o principal estádio-arena multiuso da América Latina. A WTorre investirá 300 milhões de reais e será parceira do Verdão neste projeto brilhante, que gerará verdadeiras fortunas anuais tanto para um quanto para outro. A expectativa é de que somente com naming rights e com venda de camarotes boa parte dos custos sejam cobertos.
Diante de todo este quadro, resta clara a superioridade alviverde no que se refere a marketing. Pela capacidade de trabalhar estes fatores todos ligados ao marketing, o Palmeiras se tornou o time brasileiro mais conhecido no exterior e, no âmbito interno, uma das mais valiosas marcas do mercado brasileiro. O passado e o presente provam isso e são a chave para se entender o motivo pelo qual o Palmeiras terá um futuro brilhante pela frente.
A consequência deste conjunto de elementos é a grande visibilidade internacional da marca Palmeiras, a mais conhecida e difundida no exterior, em se tratando de futebol brasileiro. Exemplo claro disso está ilustrado na matéria abaixo, do portal GloboEsporte.com. Nela, notamos que mesmo numa desconhecida localidade peruana, as lojas de material esportivo não tinham camisas do time local. À venda estavam apenas camisas dos principais gigantes do futebol mundial, como Real Madrid, Milan, Chelsea, Internazionale, etc….. e, no meio destas, estava a do Palmeiras. A ÚNICA camisa de time brasileiro encontrada naquelas duas lojas. Não é coincidência. E tb não há nenhuma novidade, afinal, um ano antes, a Globo já havia constatado que a camisa brasileira mais fácil de ser encontrada nas lojas de Buenos Aires tb era a do Campeão do Século………
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13/02/2008 – 14h53m
Camisa do Bolognesi é artigo raro
Lojas de Tacna não têm camisas de times peruanos, nem do Fla. Só se acha a do Verdão
Eduardo Peixoto Enviado especial do GLOBOESPORTE.COM, em Tacna, Peru
A partida entre Coronel Bolognesi e Flamengo, nesta quarta-feira, pela Libertadores, é o assunto principal de Tacna. Porém, os torcedores que desejam apoiar a equipe da casa estão com uma curiosa dificuldade: não há uniformes do Bolo nas lojas da cidade.
A reportagem do GLOBOESPORTE.COM percorreu seis lojas de material esportivo e não encontrou o uniforme dos donos da casa. Aliás, de nenhum outro clube peruano.
– Peru? Não temos nada. Ainda não recebemos porque a temporada não começou – diz um vendedor, que tenta “empurrar” os uniformes europeus:
– Temos do Chelsea, do Barcelona com o nome do Ronaldinho…
Curiosamente, em alguns locais é possível encontrar as camisas de times chilenos como Cobreloa e Colo Colo. O motivo é simples: Tacna está a menos de 40 minutos da fronteira com o Chile.
Se camisa do Bolognesi é difícil, que dirá do Flamengo. Os únicos modelos rubro-negros vistos na cidade estão com os poucos torcedores que se deslocaram até a cidade no deserto peruano. Mas há um clube brasileiro com prestígio em Tacna: o Palmeiras. Em duas lojas havia a camisa do Alviverde à venda.
Os dirigentes do Bolo providenciaram a instação de alguns quiosques ao redor do estádio Jorge Basadre para vender camisas nesta noite. A partida começa às 21h50m (horário de Brasília) e terá transmissão em Tempo Real do GLOBOESPORTE.COM. A TV Globo também acompanha ao vivo.
Fonte: http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/0,,MUL297600-4274,00.html
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
ESSA FOI BOA.
8)
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Ganhando ou não, o Palmeiras é diferenciado…
sem preconceitos, vou explicar minha tese:
SCCP: maior torcida, fanática, maioria sem grana
SPFW: segunda maior torcida, não fanática, maioria com grana
SEP: terceira maior torcida, fanática, maioria classe média
SFC: menor torcida, mais ou menos fanática, maioria classe média
Ou seja, a união de fanatismo com um certo poder aquisitivo fazem do Palmeiras um time único e mais rentável.
O que não ocorre com o SPFW que possui uma torcida de ocasião e com grande parte formada por mulheres.
Paulinho, como não poderia deixar de ser, eu te dou os parabéns por ter colocado este tema interessante em seu blog; foi o único blog em que vi post sobre este assunto até agora.
Parabéns, pois demonstra demonstra coerência, credibilidade e imparcialidade de sua parte.
Poucas vezes na minha vida, li algo tão absurdo e sem sentido ,como o texto que esse Marcos escreveu ……..
Elgiou a Traffic……. que ganhou 1 paulista e aniquilou as categorias de base do palmeiras.
Elogiou a WTorre, que nunca levantou um tijolo, baseado em uma suposta reforma de estadio ( nãoo ia ser feita ano passado?), e pior, se a tal reforma for mesmo efetuada, o palmeiras terá seu estádio arrendado !!
mais um iludido, que foi comprado pela politica pão e circo verde…
Tadinho……
Piada né???
E eu poucas vezes li algo tão bizarro quanto o comentário do Gabriel de Paula….. Traffic ” aniquilou ” as categorias de base do Palmeiras??? WTorre nunca levantou um tijolo???
O que é aquilo que foi construído na Avenida das Nações Unidas, na Vila Olímpia???
Realmente, não há limites para a incompetência de certos blogonautas…..
Em tempo, no meu comentário acima estão relatados apenas fatos concretos e indiscutíveis.
Parabéns Marcos, escreveu um belo post com comentários sensatos, deixando os rivais com inveja!!!
A verdade dói nas meninas e nos sujos!!!
Caro Felipe, valeu. Mas só escrevi a verdade, ou seja, fatos reais e concretos, sendo que qualquer um, independentemente de time, se for sensato e coerente, terá que admitir que lá está apenas a verdade. Nada mais e nada menos do que isso.
Abraços!!!!
Pelo o que eu vi no site isto é de 2004.
Me divirto muito com esse blog.
É fácil entender o motivo dessa pesquisa.
Considere ainda:
-Valdívia. Infelizmente negociado, foi o responsável pela venda de camisa. Havia fila para adquirir a verde-limão. Isso se tratando de uniforme oficial. Nada de pirataria.
-Apesar de não ter ganho o campeonato brasileiro, esteve sempre entre os 4 primeiros. Assim como a média de público.
Outra bobagem interessante é sobre arrendar o estádio, que aliás foi motivo de crítica por parte da oposição (mustafento e cia). Santa ignorância.
O custo de manutenção de um estádio é alto. Se considerar que fica ocioso a maior parte do tempo, esse valor é absurdo. É melhor arrendar, como já fez o Atletico PR, dono do estádio mais moderno do país. Não se esqueçam, que o atual presidente da SEP é um dos 100 maiores economistas, logo sabe o que está fazendo. Aliás, nem precisa tanto. Qualquer aprendiz de economia ou administração sabe disso.
Se o clube optasse por construir e administrar com recursos próprios, ai sim seria uma tremenda insanidade.
É bom frisar ainda que o cronograma está em dia.
E esperem mais. A era Mustafá para tristeza dos adversários, acabou. Há projetos em andamento, categorias de base, marketing, fortalecimento da marca, e outras que até o meio do ano serão divulgadas.
Só o fato de valorizar o derbi, Corinthians x Palmeiras, já se observa uma mentalidade diferente.
E para não dizer que sou bairrista, ainda acho que GrêmioXInter o clássico de maior rivalidade no Brasil. Na semana do clássico a cidade se transforma. Porém é uma partida muito regionalizada, tipicamente gaúcha. E por falar em gaúcho, Também no RS, é o Palmeiras o clube paulista de maior torcida. Isso graças a Felipão.
Jones,
Eu sou são-paulino, fanático e pobre… E ai? Contrariei a sua estatistica?
Não estou no direito de duvidar do sentimento que vc sente pelo seu time, assim como vc não pode determinar o sentimento q tenho pelo SPFC.
O fato é que na década de 70, o SPFC tinha a quarta torcida do Estado. Hoje somos a segunda com folga… e poderemos ser a primeira… se formos não será do dia pra noite.
Para vc o que é ser fanático?
1. Quebrar a sala de troféu do clube.
2. Apoiar torcida organizada que ganha dinheiro do dirigente para apoiá-lo.
3. Vaiar o time todo jogo.
Jamais faria essas barbaridades… no meu fanatismo uso em prol do tricolor… sou sócio torcedor, ás vezes gasto um dinheiro que não deveria para ir ao Morumbi (sem tirar o leite da minha filha, é claro!)
Eu tenho as minhas supertições durante o jogo, valorizo a equipe e os eternos ídolos… eu fui para BH acompanhar o enterro do Eterno Telê… Já fiz isso…
Respeitosamente!
Efeito Serra!
simplesmente não há o que comparar.
PALMEIRAS é PALMEIRAS.
Sendo a notícia que for, estará sempre nos corações dos verdadeiros palestrinos.
Parece que o maior contrato de publicidade ficou com o time da marginal sem número. Vamos esperar os números finais.
Alguém sabe qual a substância que o “Marcos” ingeriu???
Chego a conclusão que o Brasil sem os torcedores do SP seria um país de 1o mundo, desenvolvido e apenas com pessóas honestas e inteligentes !!
Fazer o que, aqui nós temos 30 sãopaulinos invejosos que citam o Lance e o Terra como fontes de noticias e diminuem a Infomídia como se fosse uma fonte menor…sabe, chega de são paulinos Paulinho, vamos fazer um blog honesto e sem hipocrisia !!
Hahahahahahaha… CONTA A DO PAPAGAIO!
Uééé… e o SPFC, hexa-tri e não sei o que, ficou abaixo do Verdão, mesmo o Palmeiras tendo ganho APENAS o Paulista no ano? E ficou abaixo também de um outro time na série B?
Éééé… o SPFC pode ganhar quinhentos mundiais seguidos, que jamais terá a tradição e uma torcida apaixonada como o Palmeiras… eita timinho sem identidade esse SPFC!
Não é a toa que a torcida ganhou o apelido de MODINHA! Um time de torcida inexpressiva e descartável.
tremenda cascata, igual o maior patrocínio do brasil do palmeiras então pela FIAT que depois se descobriu ser tudo mentira.
Que contrato mixuruca o Corinthians arrumou Paulinho. Só 18 paus. E por 10 meses. Uma vergonha. A marca Corinthians tem que ser mais bem tratada. Este marketing não está com nada. Com a Nike só conseguiram 11 paus. Outra vergonha. É melhor fechar contrato com alguma loja de roupa do Bom Retiro. Com a Globo conseguiram só passar 13 jogos no ano. Assim não dá. Ainda faltam as mangas da camisa que vão para o Gordo. Uma vergonha. Até parece contrato de time brasileiro. Parece que os caras mendigaram o patrocínio. Tá certo que conseguiram um aumento em relação ao outro contrato, mas é menor do que o meu reajuste salarial. Dá um tempo. Qualquer time que se preze consegue reajuste anual. Qualquer um. A não ser que a marca do time não valha o que eles pensam que vale. Aí fica tudo elas por elas. Aí tem que renovar de qualquer jeito para não ficar pior. 18 paus é muito pouco, cara. Ainda bem que 10 meses passa logo. Imagine se tivessem fechado por 2 anos.
Carlos,
O SPFC e sua torcida incomoda muita gente! O sucesso incomoda muita gente!
A inveja faz mal, para quem tem inveja.
De nada adianta ter o maior contrato e administrar mau.
Bom não é aquele que vence com FERRARI. Excelente é aquele que chega em segundo com uma MINARDI.
Essa aí é vem de um blog especializado em marketing esportivo.
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março 19, 2009
Como o Corinthians mudou do Carrefour para a Batavo
Aquela que parecia ser a maior vantagem do contrato com o Carrefour, a chamada mídia cooperada com seus fornecedores, acabou tornando-se o maior empecilho para o cancelamento de um contrato que estava 99% certo na mesa dos dirigentes corintianos (clique aqui e leia a matéria publicada no dia 5 de março por esse blog). Uma virada de mesa trouxe de volta a Batavo, parceira em 1999 e 2000, para o uniforme do alvinegro paulista.
De última hora, o Corinthians não aceitou esse modelo, em que a rede de supermercados iria, a cada jogo ou por um determinado período, estampar também as marcas dos seus fornecedores, que ajudariam, claro, a pagar os R$ 20 milhões por ano. O Timão pediu mais dinheiro por isso. O Carrefour não aceitou.
Se o objetivo inicial, ainda no fim do ano passado, era chegar aos sonhados R$ 30 milhões só com o patrocínio principal da camisa, podemos dizer que a diretoria do Corinthians falhou. Ou melhor, caiu na real. Nos últimos três meses várias negociações foram falhando por causa dessa irredutibilidade dos dirigentes do clube, que exigiam valores exagerados para a atual situação econômica do país e do mundo.
A camisa do Corinthians vale R$ 30 milhões por ano? Vale, até mais. Segundo o último estudo da Informídia, o Timão ficou em segundo lugar no ranking de visibilidade de 2008, com uma mídia espontânea estimada de R$ 2,694 bilhões, perdendo apenas para o Palmeiras, que teve R$ 2, 754 bilhões. Mas não nesse momento.
Primeiro pelo motivo já citado, segundo porque o marketing esportivo no Brasil ainda está dando seus primeiros passos rumo a profissionalização e, consequentemente, a valores mais altos (faça uma comparação entre os valores de patrocínio contratados atualmente pelos grandes clubes com aqueles de dez anos atrás, por exemplo. O mesmo para os direitos de televisão…).
A estratégia de vender patrocínios por jogos rendeu ao Corinthians um bom dinheiro, principalmente no caso do clássico contra o Palmeiras, quando Visa, Panasonic e Lupo trouxeram cerca de R$ 700 mil aos cofres. Mas quantos Palmeiras e Corinthians terão no ano? E mais: quantas “voltas de Ronaldo” teremos no ano? Ficou claro o risco dessa estratégia no último fim de semana, quando a fabricante de motos Dafra desistiu do negócio ao saber que Ronaldo não iria jogar contra o Santo André.
O tempo passou, a água foi subindo, a soberba diminuindo e a proposta de R$ 20 milhões do Carrefour foi amadurecendo. Mas, aos 45 minutos do segundo tempo, por esse pequeno detalhe que falamos no começo do texto, o negócio melou.
Chega a vez da Batavo, trazida pela agência de publicidade Dez Propaganda e pela de marketing esportivo Off Field. Ah, quanto a Batavo vai pagar? Um pouco menos dos que os R$ 20 milhões do Carrefour. Serão R$ 18 milhões por 10 meses. Bem, ainda restam o calção e a manga, que, como sabemos são de Ronaldo.
Atualização as 18:37 hs:
Leiam no blog da Marília Ruiz mais detalhes sobre essa confusa negociação. Com direito até a frase do presidente Andres Sanchez confirmando o Carrefour no começo da tarde. E voltando atrás logo depois, dizendo que a Batavo fez a melhor proposta. Será?
SOBRE OS DADOS DA INFORMIDIA:
A Informidia é uma empresa especializada em medir a exposição da marca nos veículos de mídia (revistas, jornais, televisão, etc), a mais reconhecida quando o assunto é marketing esportivo. Além de grandes empresas, trabalha também com os principais clubes brasileiros e com o Clube dos 13. Os dados citados no texto, se referem ao ano de 2008 e foram divulgados recentemente e publicados pelo jornal Valor Econômico na edição do dia 18 de março.
Fonte: http://jogodenegocios.blog.terra.com.br/2009/03/19/corinthians-nao-acerta-com-carrefour-a-fecha-com-batavo/#comments
Mas eu me mordo de ciúme…
Mas eu me mordo de ciúme…
Quando surge o alviverde Imponente.
Chupa qie a cana é Verde !!!!!
Como assim? O time que ganhou os últimos 3 brasileiros ficou abaixo do Verdão e do “Poderoso Curinthiá”?
Isso comprova a tese de que, para ser grande de verdade não basta passar por um bom momento, mas sim ter uma história de grandeza e tradição. O SPFC, assim como o São Caetano em 2000/2001 passou por um bom momento no brasileiro, mas jamais poderá ter a grandeza de um clube respeitado e reconhecido como o “Campeão do Século”, e o primeiro Campeão Mundial de fato em 1951.
Um time que tem uma torcida efêmera (se ficar três anos sem ganhar um título diminui pela metade, “volatiliza”), e que não conhece sequer a história do clube para o qual diz torcer; uma torcida de ocasião.
Comparando às Leis da Natureza, seriam a base da cadeia alimentar: o São Paulo F.C. é freguês do “Curinthiá”, e o “Curinthiá” é nosso freguês; logo, ambos são fregueses do Verdão.
Simples assim!
Oliveira, obviamente não dá para generalizar, mas o que falei é o que noto na maioria da torcida de cada time, e não que todos tem que ser assim, uma média somente.
A única maneira que vejo de justificar o maior lucro palmeirense. Você pode ser fanático sim, mas de cada 10 palmeirenses que conheço, uns 8 são fanáticos e de cada 10 são paulinos que conheço, se tiver 4 fanáticos é muito, sendo que grande parte é mulher.
Num estou querendo zuar, é só meu real ponto de vista.
Abraço
O mais engraçado é ver as tricoletes rasgando a lingerie de despeito. E ainda tem maluca dizendo que a torcida do Tietê-SPFW incomoda. Hahahaha… Como se a meia dúzia de trasloucadas que vai ao Panetone incomodasse alguém. Kkkkkkkkk…. Hilárias essas leonores. Continuem, por favor.
Os próprios palmilenses nem sabem o q isso significa;
essa contagem ñ distingue qndo o nome do time vem associado a coisas boas ou ruins, ela é apenas um somatório.
Pelo menos ao lado do nome do meu time nunca vem as “palavras”: TRAFFICo, Jotinha, Madureira etc.
E outra quem tem q ter mídia é agência d publicidade, time d futebol tem q ter Títulos e isso o meu tem d sobra…
Vamos relembrar quem ganhou o q no ano passado?
Olha só, eu estava em Salvador…e quando chego… hahahahahaha
O Casares deve estar com piti…e o JJ de porre.
Estas tricoletes são umas coitadas.
Jegueraldo e seu sorriso amarelo hahahahahaha
Eduardo 6-3-3=0
É piada sim, estou rindo da sua cara de bunda. hahahahahahahahahah
Jones, eu entendo, você disse uma amostragem do que vc conhece.
Aonde eu trabalho os palmeirenses são famosos por aparecerem somente nas vitórias. Pode ser uma particularidade daqui.
Os jovens torcedores não são como os antigos… os antigos torcedores eram mais apaixonados… não sei te dizer o motivo.
A maioria da torcida do São Paulo está na faixa de 16 a 30 anos… assim como os jovens palmeirenses ou corinthianos não tem o costume de ir ao estádio… acompanha o time via internet… esse fenômeno está em todas as torcidas.
Obs.: Não sei se foi vc… mas disseram que o SPFC não tem identidade… desde sua fundação 16/12/1935, o SPFC nunca alterou o seu simbolo e as cores de sua camisa. O corinthians por exemplo, teve 3 simbolos diferentes, colocou um detalhe vermelho, mudou de hino e adotou a cor roxa (violeta ou lilás). Isso é identidade?
Abs!
Torcedor do Palmeiras é artigo raro nos dias de hoje. O jones conhece 10 palmeirenses, um feito inacreditável, eu só conheço 2. kkkkkkkkkkkkkkk. No dia que o SPFC tiver a maior torcida do Brasil o que vai sobrar pro curintia ???
6 BRASILEIROS, 3 LIBERTADORES E 3 MUNDIAS, 3º MAIOR TORCIDA. SÓ O SÃO PAULO TEM. É O MAIOR DO BRASIL, PODEM CHORAR A VONTADE.
Ricardo lopes, você foi dar a bunda em salvador?? kkkkkkkkkkkk
OLIVEIRA !!!
eu me rendo a sua SABIA RETORICA…
como eh BOM SER TRICOLOR !!!
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NOI_X_
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