fiori_g.jpg

FUTEBOL: POLÍTICA, ARBITRAGEM E VERDADE

Fiori é ex-árbitro da Federação Paulista de Futebol, investigador de Polícia e autor do Livro “A República do Apito” onde relata a verdade sobre os bastidores do futebol paulista e nacional.

http://www.navegareditora.com.br   Email: caminhodasideias@superig.com.br

apito

ÁRBITROS NOS ESTADUAIS

Conforme o noticiado pela comissão do estado de São Paulo, árbitros e assistentes, tiveram pré-temporada de quinze dias. Na mesma, prepararam-se fisicamente, presenciaram palestras, reciclaram seus conhecimentos teóricos sobre as leis do jogo, bem como, lhes conscientizaram a não receberem quaisquer tipos de brinde, deixando claro que no entender do presidente da CEAF-SP, este presentear interfere em suas decisões, fazendo-os olhar aos que os presenteiem de maneira mais afável, num demonstrar cabal da falta de confiança que lhes depositam os membros da comissão capitaneados pelo coronel PM da reserva Marinho, aquele que nunca recebeu qualquer tipo de brinde quando na ativa, o imaculado.

PROVA CABAL

A pré-temporada dos árbitros de São Paulo nos indica que a grande maioria vive das taxas respeitáveis que lhes pagam, caso trabalhassem em alguma empresa, mesmo que alguns sejam funcionários publico, duvido que tivessem abonados todos estes dias.

TRIO FIXO

Este papo que trio fixo, não é novidade, na década de setenta tínhamos, foi retirado, voltando nos anos oitenta, portando, este implantar é repetir o ontem, como dizia o saudoso comunicador Abelardo Barbosa, nosso querido Chacrinha: Neste mundo nada se cria, tudo se copia. Senhores da CEAF-SP vão cascatear em outro terreiro.

 

PUNIÇÃO AOS ERRANTES

Sou favorável à punição, como afastamento ou outras medidas, porém, esta deva ser aplicada justamente, se um errou, este será punido e assim seguidamente.

RODADAS INICIAIS

Analisando a atuação de alguns árbitros nestas primeiras rodadas do principal campeonato sob a responsabilidade da FPF, posso lhes afiançar meu desapontar principalmente com os chamados iniciantes se assim podemos chamá-los:

Philippe Lombardi, teve péssima atuação quando da partida entre São Caetano x Marilia, vencida pela equipe do ABC, marcou pênalti indevido em Tuta e, expulsou o zagueiro Leandro Amaro do Marilia, sendo que o mesmo foi claramente empurrado por um defensor do São Caetano em sua própria área.

Milton Ballerini, teve péssima atuação na partida Corinthians x Barueri, culminando com a invenção de um pênalti a favor do Corinthians, supostamente cometido pelo defensor do Barueri Leandro, no corintiano William.

José Henrique de Carvalho atuou no partida: Noroeste x Santos e, entregou o ouro ao marcar pênalti inexistente em favor do Santos, até então vinha de razoável atuação.

Antonio Rogério teve fraca atuação na partida disputada em Mogi Mirim, quando a equipe local enfrentou o Paulista.

Rodrigo Braghetto, arbitrou Corinthians x Botafogo, com atuação grotesca, assinalou pênalti em favor do Corinthians graça a seu auxiliar Márcio Luiz Augusto que viu o defensor botafoguense Fábio Oliveira tacar a mão na bola dentro de sua área, ressalto que Braghetto tinha boa visão do lance, não marcou porque não quis, passou a bola para seu assistente.

Como também não marcou penalidade claríssima do defensor corintiano André Santos que de maneira acintosa empurrou o atacante do Botafogo Branquinho, este fato aconteceu em lance aberto e na cara do árbitro.

REMATE

A pré-temporada largamente difundida pelo presidente da CEAF-SP, até agora em nada resultou e o repugnante sorteio, teve o condão de laurear o árbitro Luiz Flavio de Oliveira, por duas vezes em tão pouco tempo, arbitrou na primeira rodada e nesta última.

Será que Luis Flavio é o novo protegido das bolinhas colocadas no famoso globo da sorte?           

CAMPEONATO CARIOCA

No estadual do Rio de Janeiro, os árbitros comandados pela CEAF-RJ, presidida por Jorge Rabello, sim, aquele de dois documentos, conforme nos informou Oscar Godoy.

Jorge Rabello é o mesmo que brigou com o Aragão pela disputa da ANAF e posteriormente se aliou a ele. 

Árbitros cariocas iniciaram o ano aprontando barbaridades, na partida disputada na Maracanã tendo como litigante Flamengo x Friburguense, Leonardo Garcia Cavalheiro, inverteu varias faltas e, favoreceu ao Flamengo, anulando tento legitimo da equipe de Friburgo.

Nesta quinta feira, em Volta Redonda o Bangu enfrentou ao Flamengo com arbitragem de Djalma Beltrami, conforme o usual, Beltrami mostrou seu desconhecimento sobre as leis do jogo, foi confuso nas marcações, aquém destas, anulou dois tentos absolutamente legais, um para cada lado.

Beltrami foi quem procurou o presidente da CEAF-RJ informando-o que havia sido procurado pelo presidente da CONAF, Sergio Correa da Silva, que lhe ofereceu proposta para que entregasse o distintivo da FIFA.

Acredito neste procurar e na oferta, não entendo como este oficial da PM do Rio de Janeiro, que se diz amante da ética, não tenha se comportado da mesma forma quando ganhou o distintivo, ou seja, explicando publicamente quais os caminhos que percorreu, para ser alçado ao quadro internacional de árbitros.

POLÍTICA

“Ilibados” vereadores da cidade de São Paulo, repugnante a concessão do Titulo de Cidadão Paulistano conferido para Ricardo Teixeira, que ainda não o recebeu, como também solicito que cassem o Titulo recebido pelo ex-presidente da FPF Eduardo José Farah.

Acorda, Brasil.

SP-31/01/09

As opiniões acima são de minha inteira e total responsabilidade e publicadas no blog:

blogdopaulinho.wordpress.com

Facebook Comments