Da ABRAJI

http://www.abraji.org.br/?id=90&id_noticia=778

Por MARIANA BACCARIN

O secretário-adjunto da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Bueno, solicitou à Delegacia-Geral de Polícia Civil todas as informações referentes ao caso que envolve o blogueiro Paulo Cezar de Andrade Prado – autor do “Blog do Paulinho”, especializado em cobertura esportiva. Segundo o blogueiro, o prédio onde mora, na capital paulista, foi invadido na tarde do último dia 20 por dois investigadores do 78º Distrito Policial.

A Secretaria da Segurança Pública confirma a ida de dois investigadores do 78º DP à residência de Prado para levar uma intimação. 

 De acordo com o blogueiro, os investigadores ameaçaram o zelador e o porteiro, e esmurraram a porta para entregar o documento. Através do olho mágico, viu homens armados sem saber do que se tratava. Imediatamente ligou para a Polícia Militar. Parado relata que, ao ouvirem o barulho da sirene, os investigadores foram embora e deixaram a intimação na portaria.

“Muito estranha a intimação, sem assinatura de nenhum delegado, e estava escrito que era a segunda, mas eu não recebi a primeira”, conta o blogueiro. O jornalista Juca Kfouri, escreveu em seu blog: “Esclarecimentos sobre qual assunto a intimação não dizia como, também, não era assinada pelo delegado – detalhes não obrigatórios, mas que, sem dúvida, se obedecidos, aprimorariam a cidadania”.

A Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, disse por meio de sua assessoria de imprensa, que prefere não se manifestar sobre a legalidade ou a legitimidade da falta de assinatura de um delegado ou da razão da intimação. 

De acordo com Prado, os mesmos investigadores apareceram no prédio novamente na quarta-feira, dia 22, mas ele não estava em casa.

“Fui vítima de um ato de banditismo, praticado por Policiais Civis de São Paulo”, escreveu em seu blog na terça-feira, dia 21.  Prado afirmou acreditar que a invasão está relacionada com as declarações que fez em seu blog sobre a administração do Corinthians: denúncias de suposto caixa 2, fraude em lista de associados e ligações do clube com uma factoring no Uruguai. O blogueiro declara que recebe ameaças por telefone com freqüência.

Kfouri ainda disparou: “A Polícia Civil de São Paulo, como se sabe, está em greve, mas parece que a pior parte dela não aderiu. Está claro que houve uma típica ação de intimidação, coisa de bandidos, de bicheiros, de gente que se sente incomodada com o que o blog publica e que em vez de recorrer aos instrumentos que a Justiça oferece prefere optar por práticas covardes”.

Na segunda-feira (27), Prado recebeu nova intimação – pelo correio – e assinada pela delegada de polícia Maria Helena K. Tomita.

A Abraji não conseguiu entrar em contato com o 78º DP.

Facebook Comments