Por JOSÉ ROBERTO TORERO

http://blogdotorero.blog.uol.com.br/

Depois da derrota por 3 a 2 para o Atlético-MG, torcedores santistas pediram a saída de Cuca e Marcelo Teixeira.

Cuca já saiu, Marcelo Teixeira ainda não.

A questão é: ele deve sair?

Sim e não.

“Não” porque a pressão de um grupo de torcedores depois de uma derrota não é algo sério. Se o time tivesse vencido os dois últimos jogos, os mesmos torcedores estariam incensando o presidente como um salvador predestinado.

“Sim” porque mudou os estatutos do para poder ser reeleito indefinidamente, e acho isso um erro absurdo. Absurdo e sério. Um erro político, pessoal e ético.

Político porque instaurou um reinado. E sou contra reinados, ditaduras e coisas do gênero, inclusive reeleições indefinidas. É só ver o que isso provocou nos clubes em que aconteceu: Palmeiras, Corinthians e Vasco. O poder precisa ser oxigenado. E não só nos clubes, mas em qualquer estágio da vida pública. Vereadores que se elegem indefinidamente geralmente são um câncer para suas cidades. E não lembro de um longo governo no mundo que tenha sido mais benéfico para o povo do que a alternância de poder.

Pessoal porque Marcelo Teixeira (que já está no sexto mandato!) teve bons momentos na presidência do clube, mas não soube a hora de sair. Como disse Seu Dondinho para Pelé, “a gente deve parar antes que peçam para a gente parar”.

E ético porque votar uma mudança de lei eleitoral em benefício próprio não é decente. Não foi decente com Fernando Henrique Cardoso, não foi decente com José Sarney, e não foi decente com Marcelo Teixeira.

Agora a torcida protesta. Porém, protesta não contra Marcelo Teixeira, e sim contra a derrota de 3 a 2.

Mas onde estavam os torcedores (e conselheiros) que agora protestam na época do golpe da continuidade? Eles se manifestaram, invadiram vestiários? Não. Os que vaiam hoje são os que aplaudiam antes. É uma turma que protesta não por ética, mas pelo sabor dos acontecimentos. São, também eles, uns golpistas.

Enfim, se me perguntarem se sou a favor da saída do presidente (que tem mandato até o fim de 2009), digo que sim. Mas não porque o Santos perdeu um jogo, e sim porque o estatuto foi modificado em benefício próprio, o que acho antiético. E causa derrotas como essa e quedas para a segunda divisão.

Mas, por ora, nada deve acontecer. Nem a pressão da torcida é tão grande assim, nem  há como ele sair espontaneamente. Isso seria assumir uma derrota, e Marcelo Teixeira não fará isso. Tentará fazer o time se manter na primeira divisão, certamente à custa do aumento das dívidas do clube, e, se o time cair, sua bandeira para 2009 será trazer o Santos de volta à primeira divisão.

Os corintianos descobriram os malefícios da continuidade do poder da pior forma possível. Talvez agora seja a vez dos santistas.

Facebook Comments